Vanazzi troca experiências com alunos
A manhã desta sexta-feira, dia 27, foi diferente para 50 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Pedro Schneider. Os jovens participaram do Ato de Abertura da Semana do Meio Ambiente, com a Caravana da Mata Atlântica. No roteiro estavam: visita a Mata Daniel, ao Parque Mauá, ao Matinho do Padre Réus e a ONG Mundo Mais Limpo.
O prefeito Ary Vanazzi acompanhou a Caravana. Ele aproveitou o momento para explicar aos estudantes a importância da Semana do Meio Ambiente. “Escolhemos este roteiro para apresentar a vocês as nossas matas preservadas. A idéia é estimular o conhecimento das áreas verdes da cidade. Esta semana é para pensarmos e refletirmos. Somos os responsáveis pelas gerações futuras e precisamos fazer o povo entender que a preservação é muito mais importante do que pensamos.”
A aluna do terceiro ano do ensino médio, Cândida Mazzaroba, aprovou a iniciativa. “Eu acho importante comemorar esta semana e levar os ensinamentos de preservação para dentro das escolas. Somos jovens e precisamos adquirir conhecimentos para ajudar a cidade e melhorar nossa qualidade de vida.” A amiga, Michele Lauxen, também gostou da idéia. “Atos como este são importantes, pois ajudam a nos formarmos adultos mais responsáveis”.
Ao visitar as matas, os alunos aprenderam sobre a cidade e também sobre a importância da biodiversidade. Segundo o diretor de fiscalização e licenciamento ambiental, Luis Henrique Scharlau, existem espécies de árvores que já estão em extinção, por isso é dever de São Leopoldo cuidar do patrimônio ambiental que temos.
A última parada da Caravana foi na ONG Mundo Mais Limpo. Lá os participantes aprenderam como funciona a confecção de sabão e sabonetes, feitos com óleo reciclado.
A programação completa da Semana do Meio Ambiente 2011 pode ser encontrada no site da prefeitura (www.saoleopoldo.rs.gov.br). Além das autoridades já citadas, estavam presentes no evento, os colaboradores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), conselheiros da OP e lideranças comunitárias.
Foto: Charles Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário