Mulheres lotam Teatro para ouvir ministra Iriny Lopes
Gestoras públicas e dirigentes de movimentos comunitárias de São Leopoldo e de outros municípios do Estado lotaram o auditório do Teatro Municipal, na noite de terça-feira (03/05), para ouvir a ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes. O evento contou com a apresentação do grupo ‘Viva Bem na Maturidade’. Durante a tarde, a ministra assinou, juntamente, com o governador Tarso Genro, o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em Canoas.
Os desafios enfrentados no mercado de trabalho e a violência contra as mulheres tiveram destaque no discurso da ministra. De acordo com Iriny, é necessário tirar a mulher da situação de vítima e torná-la agente da história. “A questão econômica tem um papel central na autonomia das mulheres. Queremos um nível de qualificação real”, salientou. Iriny, ainda, enfatizou que é importante que todos promovam políticas para as mulheres. “É fundamental atingir o conjunto da sociedade”. Segundo a ministra, o trabalho realizado hoje deverá ter reflexo no futuro. “Lá na frente, espero que as exigências sejam outras. Isso mostrará que teremos avançando hoje.”
Emocionada, Iriny relatou a história de mulheres que, entre os 38 e 42 anos, já são avós. “Elas cuidam de netos. As filhas são viciadas em crack. Muitas são chefes de família”. A ministra lembrou que mais da metade da população brasileira é composta por mulheres. “A outra parte, como costuma dizer a presidenta Dilma Rousseff, são filhos dessas mulheres”. O prefeito Ary Vanazzi enfatizou que São Leopoldo já avançou muito nas políticas em beneficio as mulheres. “O município foi o primeiro a assinar o Pacto no Rio Grande do Sul. Construímos muitas políticas na cidade”.
Vanazzi destacou a criação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. A titular da pasta, Euli Marlene Necca Steffen, ressaltou as iniciativas do município em defesa e na capacitação de mulheres. A deputada estadual, Ana Affonso, que articulou o evento, destacou a importância dos movimentos comunitários da cidade. “O governo municipal é apoiador das lutas feminina”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário