Secretaria Estadual da Habitação completa 12 anos
Secretário de Habitação MARCEL FRISON com equipe do Primeiro Secretário, atual Prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi |
Na tarde desta terça-feira, 17 de maio, o prefeito Ary Vanazzi participou da solenidade dos 12 anos de criação da Secretaria Estadual da Habitação e Saneamento. A atividade foi no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Vanazzi, que foi o primeiro secretário da Pasta no final da década de 90, foi convidado para o ato, juntamente com os demais ex-secretários.
O atual titular, Marcel Frison, saudou o ex-governador Olívio Dutra pela sensibilidade de criar a secretaria há 12 anos, num momento difícil. Também destacou a presença do prefeito Vanazzi, lembrando que a data de criação da secretaria coincide com o aniversário do Palácio Piratini. “Isto tem um simbolismo forte. O Palácio é o símbolo permanente do poder. É a alma de tudo, dos protestos e das conquistas. Guarda as memórias do passado, as decisões do presente e as perspectivas do futuro”. Frison disse que cada gaúcho tem o direito a ter o seu mini-palácio, um lugar para se proteger das intempéries, para criar seus filhos e vislumbrar um futuro melhor. “A casa de cada um significa o poder”. O titular destacou que o ex- governo Lula e o atual governo Dilma colocam no centro de suas administrações investimentos pesados na habitação. “Nossa meta é qualificar o trabalho e ampliar as 60 mil unidades já construídas nesses 12 anos.
HOMENAGEM – Ao lado de Frison, o governador do Estado, Tarso Genro, entregou à funcionária aposentada Theresinha Oliveira uma placa em homenagem aos serviços prestados. Ela trabalhou como funcionária pública por 34 anos e passou também pela secretaria de Habitação.
Tarso, que assinou o decreto reconhecendo o direto à moradia das pessoas que residem no Morro Santa Tereza, comparou o ato à luta assumida por Olívio Dutra, quando este era prefeito de Porto Alegre. “Na época, Olívio foi muito criticado por reconhecer e valorizar os moradores da antiga Vila Planetário. Nós alegávamos que eram moradores de baixíssima renda e que deveriam ter a possibilidade de residir ali dignamente. Olívio fez a desapropriação e criou a Vila, que hoje é o Jardim Planetário e vive na mais absoluta normalidade, em perfeita inclusão”. Tarso afirmou que a assinatura do decreto reconhece os direitos dos moradores do Morro e que o ato revela uma concepção política alinhada com a história da criação da secretaria pelo ex-governador.
IMPORTÂNCIA – O prefeito Ary Vanazzi classificou a criação da secretaria como um dos principais atos realizados em 1999. “Esta secretaria foi uma das referências para a construção das políticas nacionais de habitação. Se temos hoje milhares de famílias sendo beneficiadas por estas políticas, tanto na área rural quanto na urbana do RS e do Brasil, isto se dá graças à criação da secretaria”, completou.
Texto e fotos: Marco Mallmann - Jornalista - MTb 8368
Nenhum comentário:
Postar um comentário