18.5.11

Secretaria Estadual da Habitação completa 12 anos


Secretaria Estadual da Habitação completa 12 anos

Secretário de Habitação MARCEL FRISON com equipe do Primeiro Secretário, atual Prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi

         Na tarde desta terça-feira, 17 de maio, o prefeito Ary Vanazzi participou da solenidade dos 12 anos de criação da Secretaria Estadual da Habitação e Saneamento. A atividade foi no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Vanazzi, que foi o primeiro secretário da Pasta no final da década de 90, foi convidado para o ato, juntamente com os demais ex-secretários.
         O atual titular, Marcel Frison, saudou o ex-governador Olívio Dutra pela sensibilidade de criar a secretaria há 12 anos, num momento difícil. Também destacou a presença do prefeito Vanazzi, lembrando que a data de criação da secretaria coincide com o aniversário do Palácio Piratini. “Isto tem um simbolismo forte. O Palácio é o símbolo permanente do poder. É a alma de tudo, dos protestos e das conquistas. Guarda as memórias do passado, as decisões do presente e as perspectivas do futuro”. Frison disse que cada gaúcho tem o direito a ter o seu mini-palácio, um lugar para se proteger das intempéries, para criar seus filhos e vislumbrar um futuro melhor. “A casa de cada um significa o poder”. O titular destacou que o ex- governo Lula e o atual governo Dilma colocam no centro de suas administrações investimentos pesados na habitação. “Nossa meta é qualificar o trabalho e ampliar as 60 mil unidades já construídas nesses 12 anos.
         HOMENAGEM – Ao lado de Frison, o governador do Estado, Tarso Genro, entregou à funcionária aposentada Theresinha Oliveira uma placa em homenagem aos serviços prestados. Ela trabalhou como funcionária pública por 34 anos e passou também pela secretaria de Habitação.
         Tarso, que assinou o decreto reconhecendo o direto à moradia das pessoas que residem no Morro Santa Tereza, comparou o ato à luta assumida por Olívio Dutra, quando este era prefeito de Porto Alegre. “Na época, Olívio foi muito criticado por reconhecer e valorizar os moradores da antiga Vila Planetário. Nós alegávamos que eram moradores de baixíssima renda e que deveriam ter a possibilidade de residir ali dignamente. Olívio fez a desapropriação e criou a Vila, que hoje é o Jardim Planetário e vive na mais absoluta normalidade, em perfeita inclusão”. Tarso afirmou que a assinatura do decreto reconhece os direitos dos moradores do Morro e que o ato revela uma concepção política alinhada com a história da criação da secretaria pelo ex-governador.
         IMPORTÂNCIA – O prefeito Ary Vanazzi classificou a criação da secretaria como um dos principais atos realizados em 1999. “Esta secretaria foi uma das referências para a construção das políticas nacionais de habitação. Se temos hoje milhares de famílias sendo beneficiadas por estas políticas, tanto na área rural quanto na urbana do RS e do Brasil, isto se dá graças à criação da secretaria”, completou. 
Texto e fotos: Marco Mallmann - Jornalista - MTb 8368  

Nenhum comentário: