20.5.11

Vanazzi reúne-se com Ciro Simoni em busca de recursos e pactuação de serviços

Vanazzi reúne-se com Ciro Simoni em busca de recursos e pactuação de serviços

Nesta quinta-feira, 19 de maio, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, na companhia da deputada estadual Ana Affonso e das equipes diretivas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) e da Fundação Hospital Centenário, reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.
Vanazzi apresentou a Simoni uma pasta de documentos que comprovam o montante de recursos pendentes de repasses estaduais para São Leopoldo. “São atrasos que chegam por volta de R$ 2,5 milhões do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do programa Consulta Popular, entre outros programas”, destacou Vanazzi. Simoni disse que os recursos de programas do Estado dos anos de 2009 e 2010, que estão atrasados, começarão, nas próximas semanas, a ser liberados progressivamente para os municípios e que analisará os documentos.
Pactuação – “Temos condições técnicas para resolver diversos problemas que atingem os leopoldenses. Porém, não somos credenciados e não recebemos os recursos para realizá-los”, disse Vanazzi. “A traumatologia é um exemplo”, declara o prefeito. “Queremos ter condições de atender os nossos pacientes em São Leopoldo”, acrescentou o secretário de Saúde Valmor Ruaro. “Também pleiteamos que o Hemocentro faça um convênio conosco, para termos a nossa própria agência transfusional”, declarou o vice-presidente administrativo do Hospital Centenário Alexandre Andara.
Fortalecimento regional - Simoni destacou que o Estado trabalhará para que haja resolutividades regionais, não necessitando que muitos casos sejam encaminhados para Porto Alegre. Simoni e Vanazzi se comprometeram em discutir o assunto na Associação de Hospitais Públicos do Vale do Sinos. “ Vamos fortalecer a associação com a participação do Estado”, enfatizou Simoni. “Vamos negociar entre os municípios, para que recursos fiquem na região”, completou o secretário. “Com o Estado junto, a associação terá um impulso na organização do grupo para dividir especialidades de referência entre os municípios”, encerrou Vanazzi. O secretário municipal da Fazenda, Luiz Fernando Heylmann, a secretária adjunta da Saúde, Cristina Silveira, o secretário Executivo da Saúde, Fábio Bernardo da Silva, o diretor financeiro do Hospital Centenário, Ricardo Fernandes da Luz, representante da comissão das entidades civis de São Leopoldo, Gerson Matos, e diretor do Departamento de Assistência Hospitalar do Estado, Marcos Lobato, também estavam presentes.

Nenhum comentário: