28.5.11

Prefeito Vanazzi visita a “Casa do Lixo”


Prefeito Vanazzi visita a “Casa do Lixo”
             “As cidades precisam das florestas. Vamos proteger os arroios e suas matas ciliares”. Trazendo esse slogan, a Semana do Meio Ambiente de São Leopoldo 2011 está oficialmente aberta, e se estende até o dia 5 de junho. A cerimônia de abertura foi realizada em meio a móveis, utensílios e eletrodomésticos domésticos, expostos no saguão da Estação São Leopoldo do Trensurb. Esses objetos fazem parte da exposição intitulada Casa do Lixo, montada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), e foram todos recolhidos de logradouros públicos (arroios, calçadas, terrenos baldios, etc). “Esse não é o destino correto para as coisas velhas das quais as pessoas querem se desfazer. Precisamos conscientizar a população de que todos devemos respeitar as outras pessoas e todas as formas de vida”, diz a educadora ambiental da Semmam, Adriane Centenaro.
            Além da exposição, a Semana prevê uma extensa programação com caravanas, mutirões de limpeza, peças de teatro e até uma cavalgada ecológica. “São Leopoldo está mostrando que é possível conciliar desenvolvimento social com proteção ambiental”, acredita o secretário da Semmam, Darci Zanini. O prefeito Ary Vanazzi falou da importância do cuidado com a limpeza do espaço público para que todos tenham mais qualidade de vida. “Temos que mostrar para a população que cada leopoldense tem um papel estratégico na busca por uma cidade melhor”.
            O professor Marcelo Nunes, de 33 anos, passava pelo hall da estação quando a Casa do Lixo chamou a sua atenção. “Não acreditei quando vi todas essas coisas e soube que tinham sido encontradas na rua. Tem até micro-ondas, máquina de lavar e televisão. Acho um absurdo”. Nunes conta que se interessa muito pelas questões ecológicas e que está cursando Pedagogia em Educação Ambiental na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Sônia Mara da Rosa, de 52 anos, foi prestigiar a cerimônia de lançamento da Semana na última sexta-feira, dia 27 de maio. “Acho maravilhosa essa iniciativa. Sempre separei meu lixo em casa e acho que o pessoal tem que mudar a postura. Acho muito importante que a prefeitura esteja abordando esse assunto”.
            Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes no ato solene os vereadores Henrique Prieto e Maria Dolores Pessoa; o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba; a secretária municipal de Educação, Leocádia Schoffen; o representante da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Jair Fernando Reith; e o diretor de operações do Trensurb, Paulo Renato Amaral.

Nenhum comentário: