3.5.11

“Diálogos Regionais”: um canal aberto com a comunidade

“Diálogos Regionais”: um canal aberto com a comunidade
Com o objetivo de discutir de forma direta com a sociedade leopoldense a construção das políticas públicas e sua transversalidade, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo lançou, na tarde desta segunda-feira (06/05), os “Diálogos Regionais: do Território à Cidade”. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Poder Executivo e reuniu, entre as autoridades municipais, secretários e representantes do Poder Legislativo.
Durante a cerimônia, o assessor especial de Relações Comunitárias da Secretaria Geral do Governo e coordenador do debate, Gilson De Conto, enfatizou que os “Diálogos Regionais” trazem como tema “A sociedade que temos e a sociedade que queremos”. De Conto, também, frisou que os encontros têm como intenção promover um maior entendimento da comunidade em volta das políticas públicas municipais e sua transversalidade. “A discussão é fundamental para a construção da cidadania”.
O titular da Secretaria Geral de Governo, Olger Peres, ressaltou que o Governo já tem como característica escutar e atender as demandas da população. “É um princípio do nosso Governo. Neste momento, estamos dando início a mais um espaço para o diálogo”. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, o processo dos “Diálogos Regionais” é histórico. “Esperávamos por este momento desde o início do Governo, em 2005. Realizamos muitas ações. Agora, temos uma oportunidade para acertamos mais e sermos mais eficazes com a transversalidade das políticas públicas entre todos os setores do Governo”.
O prefeito municipal, Ary Vanazzi, destacou que o projeto é de interesse da cidade. “Discutir as polícias públicas com a sociedade é pensar no futuro de São Leopoldo”. Vanazzi também enfatizou que o Brasil passa por um período histórico na radicalização da democracia. “Os debates nas redes sociais mostram isso. O cidadão está chamando para si a responsabilidade. O momento é muito rico”.
Os “Diálogos Regionais” estão divididos em três eixos: Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico. As discussões itinerantes vão abranger, sempre às sextas-feiras e sábados, as regiões: Norte, Nordeste, Oeste, Centro/Sul/Sudeste e Leste. Os debates, ainda, viabilizarão as discussões das Conferências Municipais de São Leopoldo. “Os diálogos são as pré-conferências municipais que ocorrem de forma unificada”, explicou Vanazzi. O primeiro encontro na sexta-feira (06/05) será no Salão da Comunidade São Roque, bairro Arroio da Manteiga.
Confira abaixo a programação dos “Diálogos Regionais: do Territóro à Cidade”:

Nenhum comentário: