8.5.11

Prefeitura investe na prevenção de enchentes


Prefeitura de São Leopoldo investe na prevenção de enchentes
            Solucionar o problema crítico dos alagamentos na cidade. Essa é uma das grandes metas da Prefeitura de São Leopoldo atualmente. A restauração do maquinário de seis Casas de Bombas do sistema leopoldense de drenagem (uma delas localizada em Novo Hamburgo, mas que também drena a Vila Brás) foi a primeira etapa.
A nova fase, iniciada na primeira semana de maio, é a obra de canalização do Arroio Gauchinho e o desassoreamento (tirada de areia) da bacia de amortecimento da Rua Albino Kempf. Os trabalhos de canalização foram iniciados na Avenida Mauá e seguirá até a Casa de Bombas. Segundo o engenheiro Paulo Kummer, o arroio vai ser ampliado e passará a ter 5,2 metros de largura e de 3 a 2 metros de profundidade, dependendo do trecho. Também serão colocadas peças de concreto em toda a sua extensão. “Dessa forma a água pode correr mais livremente, o que evita o alagamento”, explica o prefeito Ary Vanazzi.
De acordo com o secretário municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos, Armando Motta, a obra estará concluída em janeiro. “O custo total é de R$ 9 milhões e o recurso é federal”, acrescenta o secretário municipal de Planejamento, Paulo Borba. “Esta iniciativa é de importância estratégica para a Vila Brás e para toda a cidade, pois toda a água da Região Norte vem para cá. Faz parte de um conjunto de obras de mobilidade urbana que estamos realizando”, diz Vanazzi, que esteve vistoriando os trabalhos e dialogando com moradores nesta quinta-feira, 5 de maio. Ele explicou que também está prevista uma passagem nivelada para carros e pessoas no leito do arroio, uma vez que a passagem sempre foi precária no local.

Nenhum comentário: