Biblioteca Viana Moog lança Livros do teólogo Sílvio Meincke
O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) Sílvio Meincke, aposentado e radicado na Alemanha, lança um pacote de três livros e um cd de música em três sessões de autógrafos neste mês de maio: dia 6 na Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, localizada na Praça 20 de Setembro (Rua Oswaldo Aranha, 934), no Centro de São Leopoldo, a partir das 19h; dia 9 no Chalé da Praça XV, bem no Centro de Porto Alegre, em frente ao Mercado Público, também às 19h; e no dia 20 no pavilhão da Comunidade Evangélica Redentor, no Bairro Canabarro, na cidade de Teutônia, a partir das 17h. Acompanhe a sinopse dos livros e do cd.
Quem teria habitado as várzeas do Rio Taquari antes que elas foram medidas em sesmarias? E quem teria colhido as farturas das margens do Arroio Boa Vista antes que foram chamadas de Picada Geraldo, por exemplo?
As histórias de sesmarias e de picadas desse livro belo e interessante começam aí, no fertilíssimo Vale do Taquari. Silvio Meincke, teólogo e professor, natural de Estrela, foi confrontado muito cedo com as perguntas acima formuladas. “Ainda menino, quando eu seguia as vergas do arado puxado por uma parelha de zebus, descobri cacos de cerâmica que afloravam na terra revolvida. Meu pai não soube ajudar muito com respostas, mas informou que eram restos de artesanato indígena”, conta.
Na medida em que o menino foi crescendo, muitas novas perguntas foram surgindo. Seus pais o mandaram ao seminário, depois sua Igreja o mandou acompanhar pioneiros que fundaram novas picadas Brasil afora. Foi professor, assessor de movimentos populares, enfrentou conflitos e viveu histórias muito interessantes. “O livro conta cerca de cem episódios que tangeram ou marcaram minha vida. Conto esses acontecimentos com palavras fluentes, para serem lidos com prazer. O leitor vai poder me acompanhar nas grandes transformações que vivi durante este meio século e mais que separam o menino de então do pastor aposentado de hoje”, revela.
Atualmente, Meincke mora na cidade turística de Schwäbisch Hall, no Sul da Alemanha, onde é convidado para fazer palestras, dá aulas, faz poesias que viram cânticos e conta histórias que viram livros. É sua forma de repassar o que viveu e aprendeu. O livro “Horizontes e Raízes – Histórias de Sesmarias e de Picadas” tem 350 páginas.
“Quem vai Alimentar o Mundo – Histórias de Pessoas que Produzem Alimentos”
Quem vai alimentar o mundo? Essa pergunta requer uma resposta urgente, porque em meados do corrente século a humanidade contará nove bilhões de pessoas. É preciso desenvolver um modelo de agricultura que possa alimentar toda essa gente sem destruir a vida no Planeta Terra.
Sílvio Meincke ouviu a história de 16 pessoas que produzem alimentos no Brasil e na Alemanha. Todas elas conhecem os segredos da terra desde crianças. “São atores e atrizes diferentes do cenário agrícola e tem respostas diferenciadas, mas todos encaram a pergunta com amor, garra e paixão. O leitor vai se identificar com um ou outro desses produtores de alimentos e vai ler o livro com alegria, porque a leitura vai ajudá-lo a formular sua própria resposta”, define. O livro tem 130 páginas.
“Ser Feliz e Outros Temas Atuais”
O que uma pessoa pode fazer para ser feliz? Quais os cuidados que deve tomar? Silvio Meincke, teólogo e professor, segue essa pergunta há muito tempo. E nunca procurou a resposta sozinho. Primeiro, reuniu alunos secundaristas em torno dela. Depois, refletiu-a com estudantes universitários. No seu livro, ele deu a palavra a especialistas. Se alguém lhe pedir uma respostas rápida, ele vai falar de quatro necessidades básicas que precisam ser atendidas. “São quatro poços”, compara. “Quem quer ser feliz precisa planejar a vida de tal forma que encontre água boa em cada um desses quatro poços”, conclui. O leitor vai descobrir o nome de cada poço e vai entender que um poço pode saciar a sede, felizmente, também quando está com água somente pela metade. O livro “Ser Feliz e Outros Temas Atuais” tem 140 páginas.
"Maria Madalena - Músicas para cantar e celebrar
O teólogo, professor e pastor aposentado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Sílvio Meincke, reascendeu a antiga parceria com o renomado maestro da Orquestra Municipal de Teutônia (OMT), Astor Dalferth. O resultado é o CD “Maria Madalena – Músicas para Cantar e Celebrar”. São 16 faixas, algumas amplamente conhecidas, mas que foram agora regravadas. Outras são novas. Meincke é o autor das letras e Dalferth das melodias.
Os livros e o CD podem ser solicitado pelo e-mail silviolivros@gmail.com. O envio será feito via correio. A responsável por este trabalho é Lavínia Meine e os telefones para contato são (51) 3588-2803 ou (51) 8111-0189.
(Texto e foto: Marco Mallmann - jornalista MTb 8368 - fone (51) 9848-7412)
Nenhum comentário:
Postar um comentário