19.5.10

Picada Café recebe 148 mil do Governo Lula

Picada Café recebe 148 mil do Governo Lula

Devido o temporal do dia 13 e 14 de novembro de 209, com os ventos e a chuva intensa, o Município de Picada Café teve muitos prejuízos. Entre os principais danos, houve árvores caídas, bueiros destruídos e várias estradas sem condições de tráfego e de escoamento da produção. Para amenizar esses danos, o Município de Picada Café, através da Secretaria da Agricultura encaminhou projetos para a Defesa Civil do Governo Federal para apoiar a reconstrução dos acessos e assim poder normalizar o tráfego das vias municipais. Conforme Ricardo Fritsch, titular da pasta, o MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL liberou nessa semana o valor de R$ 148.875,00 que será utilizado para a aquisição de 250 canos de 60cm, 560 canos de 30cm, 450 canos de 40cm, 150 canos de 50cm e 50 canos de 100cm de diâmetro para melhorar o escoamento das águas pluviais. Ainda serão adquiridos 800 m3 de brita para ajudar na melhoria das estradas municipais e a contratação de 603 horas de Trator Esteira e 208 horas máquina de Escavadeira Hidráulica PC que serão usadas para auxiliar na melhoria das condições de produção agrícola no Município.

Para Fritsch, "esse valor é importantíssimo para a população e principalmente aos produtores rurais do município, pois com esse valor poderemos recuperar e melhorar as condições de escoamento da produção". Para o secretário, para concretizar a liberação dos recursos foi importantíssima a viagem que fez à Brasília no mês de abril, onde juntamente com o vereador Décio Heylmann puderam agilizar a liberação dos recursos. No último período em que esteve como Prefeito em Exercício, Heliomar Schroeder solicitou o apoio do Deputado Federal Pepe Vargas que providenciou agilidade junto ao ministério.
Por ocasião do temporal, as localidades mais atingidas foram o Bairro Esperança, Floresta, Canelinha, Jammerthal, Kaffeeck e Morro Hansen. Segundo o titular da Secretaria da Agricultura, na época do temporal, foi feito vários projetos para amenizar o desastre, sendo que para o setor da agricultura o Governo Federal também projetou a transferência de recursos para a aquisição de uma Retro Escavadeira Hidráulica no valor de 230 mil reais. Fritsch diz ainda que a Caixa Econômica Federal já concluiu os trâmites burocráticos, sendo que em seguida haverá a liberação dos recursos. Ricardo Fritsch afirma também que está trabalhando para que o repasse de 300 mil reais da Emenda Parlamentar do Deputado Pepe Vargas no Ministério do Desenvolvimento Agrário seja repassado o mais rápido possível, sendo uma de suas maiores prioridades.

Nenhum comentário: