
Ricardo Fuchs

No dia 13 de janeiro, ocorreu a assinatura do convênio entre a Prefeitura de São Leopoldo e a Escola Superior de Teologia (EST) sobre o Fórum Social Mundial (FSM). Participaram da atividade o prefeito Ary Vanazzi, o reitor da EST, Oneide Bobsin, a assessora de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Seplan), Vera Martins, e o presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Prieto.
EST
A EST faz parte do comitê executivo municipal que atua com um caráter mobilizador para que as entidades de São Leopoldo participem da organização do encontro. Também fazem parte desse comitê o Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (Ceprol/Sindicato), a União das Associações de Bairro (UAB) e a Unisinos.
A assessora de Relações Internacionais, Vera Martins, disse que o convênio é resultado de um trabalho iniciado em março de 2009, depois da decisão das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre em organizarem atividades do FSM. "A Prefeitura de São Leopoldo tem como base em suas ações os mesmos fundamentos da carta de princípios do FSM", comentou.
Afinidade
Para o reitor Oneide Bobsin, existe uma afinidade muito grande entre o que se propõe o Fórum, o trabalho da prefeitura e a linha de pesquisa da EST. "O FSM torna visível experiências que contrapõem a ideologia dominante. A luta popular é um dos suportes teóricos do FSM, por isso queremos propor uma nova prática política e social. Esse convênio nos possibilita renovar as esperanças em um outro mundo possível", afirmou.

O prefeito Vanazzi assegurou que iremos entrar em um período muito importante para São Leopoldo, pois essa será a primeira vez que a cidade irá abrigar atividades do FSM.
"Teremos quase cem autoridades planetárias presentes nos municípios que irão realizar um excelente debate político e de trocas de saberes. A expectativa é recebermos mais de 20 mil pessoas. O FSM exerce uma função estratégica na luta pela igualdade e na busca de alternativas para a globalização capitalista e o neoliberalismo que são responsáveis por diversas mazelas, entre elas, o descuido com o meio ambiente que está resultando nas mudanças climáticas que estão causando diversas tragédias", explanou.
FSM
A edição de 2010 do FSM irá ocorrer de 25 a 29 de janeiro, de forma descentralizada. Na parte da manhã, serão realizados seminários temáticos em Porto Alegre. Na tarde, as atividades vão ocorrer nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas. A programação completa está disponível no banner de aceso rápido no portal https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/home/.
O FSM é um encontro organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social. Seu slogan é "Um outro mundo é possível". Na origem, foi proposto como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que se realiza anualmente, em janeiro.
Pretende ser um espaço aberto e democrático. Tem-se demonstrado um grande momento de encontro da esquerda mundial, do movimento antiglobalização capitalista, e dos movimentos sociais, contando sempre com grandes personalidades e líderes planetários.
O FSM foi realizado no Brasil, na cidade de Porto Alegre, em 2001, 2002, 2003 e 2005; em 2004, na Índia; de forma descentralizada em 2006, e em Nairobi, Quênia, em 2007. A oitava edição do Fórum novamente ocorreu no Brasil, em Belém, capital do Estado do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário