7.6.11

São Leopoldo é o palco da etapa inicial do Circuito Gaúcho de Skate Amador


São Leopoldo é o palco da etapa inicial do Circuito Gaúcho de Skate Amador
            O sol do último final de semana só colaborou para abrilhantar ainda mais a primeira etapa do Circuito Gaúcho de Skate Amador que teve como palco o Largo Rui Porto, na avenida Dom João Becker. O público, formado por mais de mil pessoas, lotou a arquibancada e o espaço em torno da pista de skate. As atenções estavam centradas nas manobras radicais dos 170 inscritos, nas cinco categorias da etapa: mirim, feminino, iniciante, amador 2 e amador 1. O evento contou com a organização da Diretoria Municipal da Juventude e da Federação Gaúcha de Skate.
Os vencedores de cada categoria foram premiados com a inscrição automática no campeonato nacional de São Paulo, e o vencedor da categoria Amador 1, Douglas Molocope (Novo Hamburgo), recebeu uma passagem de ida e volta para Barcelona, na Espanha. Na categoria feminina, Jaqueline Altenhoff foi a ganhadora. Thales Vieira (Porto Alegre) ficou em primeiro lugar na categoria mirim; Lucas Silva (Sapucaia do Sul), na iniciante; e Marcos Vargas (Novo Hamburgo), na amador 2.
ABERTURA – A cerimônia de abertura oficial do Circuito Gaúcho de Skate Amador, contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi. “Investimos nesta pista porque sabemos que este esporte é muito importante para nossa juventude. Enquanto, estão se divertindo na prática do esporte, os jovens não se envolvem com outras coisas”, salientou. O titular da Secretaria Municipal de Esportes, Ademir de Cesaro, enfatizou que o retorno do Circuito Gaúcho de Skate Amador para São Leopoldo é um marco para o esporte da cidade.
Para o assessor da Diretoria Municipal de Políticas para a Juventude, José Fagundes, a organização do evento em parceria com a Federação Gaúcha de Skate foi muito satisfatória. “São Leopoldo está ganhando muito com a realização deste evento e, com certeza, isto é o pontapé inicial para muitas outras ações”. O presidente da Associação Aberta dos Skatistas de São Leopoldo, Régis Lanning, enfatizou que o suporte dado pela Prefeitura Municipal foi fundamental para a concretização da etapa na cidade.
Durante o sábado (04/06), ocorreram as provas eliminatórias da etapa. Entre uma prova e outra, os profissionais que estavam julgando a prova aproveitaram para dar uma esticada até a pista. “O esporte é fantástico. Ver essa molecada praticando é muito gratificante”, comentou o skatista profissional, Athos Porto. Ele também elogiou o trabalho da Prefeitura de São Leopoldo. “O incentivo é fundamental e estamos tendo uma ajuda forte aqui”.
O presidente da Associação dos Skatistas da Aldeia de Gravataí, Nei Marques, aproveitou para salientar a importância do esporte. “A prática é sadia”. Marques também ressaltou que a pista leopoldense é referência. “Temos um grupo que vem para cá quase todo o final de semana”, disse, enfatizando que o filho Ygor Matheus, 13 anos, é adepto do skate há 5 anos.
A programação seguiu no domingo (05/06) com as eliminatórias e a premiação. O assessor da Diretoria de Juventude de São Leopoldo, Andrigo Prado, salientou que futuros projetos sociais serão desenvolvidos com a Federação Gaúcha de Skate. “Pretendemos fortalecer o esporte como política pública para a juventude”. Ele, ainda, enfatizou que, após quatro anos, o Circuito Gaúcho de Skate Amador retornou a São Leopoldo.
           O Circuito Gaúcho é o principal campeonato da modalidade no Estado e é realizado pela Federação Gaúcha de Skate (FGSKT). Depois da etapa leopoldense, o Circuito estará nas cidades de Gramado; Sarandi; Uruguaiana e a final em Porto Alegre. As secretarias municipais da Cultura (SMC), Administração, Esporte (SME), Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), Segurança Pública (Semusp) e Obras Viárias (Semov) também participam da realização do evento.

Nenhum comentário: