10.6.11

Prefeitos apresentam projeto da ERS-010 a Beto Albuquerque


Prefeitos apresentam projeto da ERS-010 a Beto Albuquerque
Prefeitos das cidades envolvidas no projeto da rodovia ERS-010 reuniram-se na manhã de hoje, 09 de junho, a fim de apresentar a proposta da Rodovia do Progresso ao secretário estadual de infraestrutura Beto Albuquerque. O encontro ocorreu às 11h, na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi.
O novo projeto busca adequar o anterior às necessidades dos municípios da região, assim como diminuir o número e o valor das praças de pedágios. Neste caso, apenas duas novas praças seriam construídas, e não três como previa o esboço inicial. Outras modificações se adequariam às obras que no momento pertencem ao governo estadual e entrariam junto neste orçamento, são elas: a ligação da RS 429 com a BR 386; trevos de ligação nas ERS 429 e em Cachoeirinha e Sapucaia do Sul; a duplicação do trecho Novo Hamburgo-Sapiranga; a ciclovia de Canoas e o contorno de Sapiranga. O valor da obra está estimado em R$ 1,5 bilhão a serem pagos em 20 anos, cerca de R$ 75 milhões anuais. O tempo de duração da obra é de seis anos.
Para o secretário estadual Beto Albuquerque, a ideia é diferente e inovadora. “Me proponho para, dentro do governo estadual, dinamizar esta proposta para que até o início do segundo semestre tenhamos uma resposta do governador Tarso Genro.” O secretário também levantou a questão do tempo, e disse ser necessário que a obra esteja concluída em seis anos. Outras questões devem ser abordadas com mais calma como prazos, redução de custos, a manutenção da rodovia e a desapropriação das famílias que moram em torno da rodovia.

Rodovia do Progresso
A ERS-010 terá 42 quilômetros de extensão e velocidade de 100 km/h. Terá início no entrocamento da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, com a BR-290 em Cachoeirinha, deslocando-se até a ERS-239 entre Campo Bom e Sapiranga. Está é a primeira estrada do estado a ser construída por meio da iniciativa público-privada. A rodovia possibilitaria o aumento em cerca de 25,14% o PIB da região.

Nenhum comentário: