O deputado Edegar Pretto (PT) participou do Seminário Agroindústrias Familiares no auditório da Faculdade de Taquara, Faccat, nesta sexta-feira, (10). O evento fez parte do programa da 28ª Expocampo, que ocorre no município. No seminário foi debatido o Projeto de Lei 66/2011, de sua autoria, que propõe alterações na legislação que rege a inspeção sanitária das agroindústrias familiares.
Edegar Pretto falou aos participantes que o objetivo do projeto é simplificar a burocracia e facilitar a obtenção de autorização para que os pequenos produtores possam vender o produto de suas agroindústrias em todo o estado. “O Sistema, que será coordenado pelo governo do estado, terá a responsabilidade de organizar, capacitar e fiscalizar a atuação das agroindústrias familiares, garantindo a qualidade do produto para o consumidor”, enfatizou.
Autoridades presentes no seminário defenderam a importância da aprovação do projeto. Para o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler (PDT), há um espaço no campo que precisa ser ocupado pela produção. O relator do projeto na Assembleia, deputado João Fischer (PP), declarou que o pequeno produtor rural dever ter condições para continuar no campo produzindo. Como relator do projeto, se comprometeu em viabilizar a votação na próxima sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Taquara, Roger Ritter, ressaltou que o projeto atende necessidades do vale do Paranhana. O diretor de operações do BRDE, José Hermeto Hoffmann, disse que o governo está retomando lutas iniciadas no governo Olívio Dutra que ajudem os pequenos agricultores a se fortalecerem, gerando mais renda. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Brito, afirmou que o PL 66 proporcionará o desenvolvimento rural.
O presidente da associação dos psicultores de Taquara, João Carlos de Oliveira, participou do debate. Ele diz que os produtores do Vale do Paranhana aprovam o projeto. “Nossa região poderá melhorar e ampliar a produção. Com alegria vejo as crianças nas escolas comendo o peixe que produzimos. Então temos que ser parceiros se a lei nos incentiva”, declara.
Também participaram do seminário lideranças de 12 municípios do Vale do Paranhana, o representante da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Ricardo Fritsch, representantes da Faccat, Associação de Produtores de Leite, Emater e comunidade.
Um comentário:
É a melhor das iniciativas de apoio que nós da agricultura familiar estamos presenciando desde que existe a agroindustria familiar. Até que enfim estão fazendo justiça ref ao S.I.M., algo que as grandes industrias odeiam pois somos capazes de fabricar produtos de ótima qualidade, prova disso é o sucesso na Expointer, Expovale, Agroind, Cais do Porto, etc. Parabéns aos autores desse projeto.
Postar um comentário