28.6.11

Missão China é apresentada à comunidade Leopoldense

Missão China é apresentada à comunidade Leopoldense
 A Prefeitura Municipal de São Leopoldo realizou hoje (28) um café da manhã para apresentar os detalhes da Missão China. O prefeito Ary Vanazzi, juntamente com uma comitiva de 15 pessoas, embarca amanhã (29) com o objetivo de firmar convênios e oportunizar negócios com empresas chinesas, atraindo investidores para diversos projetos.           
O diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento, Espartaco Dutra, iniciou a atividade com um vídeo institucional que será apresentado nas visitas às empresas. “Estamos iniciando uma longa caminhada. São Leopoldo busca a troca de informações e experiências para melhorar a qualidade de vida dos leopoldenses”. Vanazzi aproveitou o momento para lembrar que o município tem uma relação internacional com cerca de 40 países e o importante é arrecadar conhecimento. “Estamos preparando a cidade para que ela evolua. Temos que oferecer uma infraestrutura que comporte todos os nossos desejos, e são esses exemplos que estamos buscando fora do país.”           
Entre as atividades já programadas estão: a busca de uma parceria e apresentação de projetos para a criação de um porto em São Leopoldo; a troca de informações sobre tecnologia aplicada e visita ao Parque Tecnológico Zhongguancun, na cidade de Pequim e o conhecimento do sistema de geração de energia solar nas vias públicas da cidade de Anshan, com visitas na cidade para a visualização dos painéis e aquecedores solares e no interior de prédios que façam uso deste sistema. “Os chineses se destacam pelo aproveitamento das energias renováveis. Queremos trazer este modelo para São Leopoldo”, finalizou Vanazzi.           
Além das autoridades citadas, estiveram presentes, o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba; a secretária municipal de Segurança Pública Eliene Amorim; o deputado federal, Alexandre Roso; o presidente da ACIS-SL, Luiz Francisco Calgaroto; representantes da Unisinos; do Sindimetal; da Sinduscon; empresários e jornalistas.

25.6.11

Deputado MARCON abona ficha de novos filiados

Deputado MARCON abona ficha de novos filiados
O Deputado Federal Dioniso Marcon abonou fichas de filiação de três novos filiados do PT de Picada Café. Entre os novos filiados está o membro da Brigada Militar de Picada Café Pedro Aldori dos Santos Amado que está fazendo parte do grupamento desde o final de 2010.
Amado já tem longa trajetória na Brigada Militar e se propõe a participar ativamente na municipalidade de Picada Café. É morador do Morro Bock e é formando de Direito na FEEVALE. A formatura deve ser no segundo semestre de 2011.
Para o Vereador do PT, Décio Heylmann, a participação de Amado na vida política do PT de Picada Café trará grande conhecimento ao partido, visto que tem longa trajetória em Sapiranga e Novo Hamburgo onde já atuava juntamente com lideranças do Partido dos Trabalhadores.
Para o Deputado Dionilso Marcon, a entrada de mais três filiados nesse sábado, demonstra que o PT de Picada Café está vivo e se preparando para novos horizontes em 2012.

Na oportunidade, o Deputado MARCON também agradeceu os trabalhos de José Oscar Lamb à frente do Comitê Eleitoral na campanha 2010. Zé Lamb, como é conhecido, se recupera de um AVC que teve no início do ano de 2011.

24.6.11

Deputado Dionilso Marcon em Picada Café

Deputado Dionilso Marcon em Picada Café


Deputado Marcon, segundo à direita com a Direção do PT de Picada Café
Picada Café – O Deputado Federal Dionilso Marcon (PT) esteve em Picada Café no último sábado. Em sua visita a agenda do deputado teve reunião com lideranças e filiados do partido, além de uma visita à Universidade Aberta do Brasil – Polo Picada Café. Dentre os assuntos tratados no encontro com o PT estava a Conjuntura Nacional e Estadual, Conjuntura Municipal com vistas as Eleição 2012, emenda para Picada Café à disposição do vereador Décio Heylmann (PT), além de convite ao vereador e ao Sub-Secretário de Planejamento, Adão Pereira dos Santos, de ir à Brasília em agosto para encaminhar e acompanhar projetos em buscas de recursos ao município. 
Na oportunidade ainda o deputado foi conhecer a estrutura da Universidade Aberta do Brasil. “É notório a qualidade do estabelecimento e a quantidade de cursos já existentes”, disse. Marcon ficou de agendar com os diretores da Universidade Aberta do Brasil em Brasília para dar encaminhamentos aos pleitos da diretora da universidade, Carla Presser.

Mais um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico em Picada Café

Mais um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico em Picada Café

Fonte: Jornal O Diário

Em Joaneta: Prédio será restaurado e transformado em espaço cultural
Picada Café – O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Picada Café acabou de tombar mais um prédio antigo do município. Trata-se da casa localizada na Joaneta, defronte a Galeria Joaneta, prédio este que há poucos meses atrás estava sendo habitado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Turismo, Cultura, Desporto e Lazer do município, além do prédio tombado no início de junho o conselho já havia tombado a antiga Igreja Histórica da Picada Holanda e o núcleo de casas antigas do Parque Histórico Jorge Kuhn.

ESPAÇO CULTURAL
O mais novo prédio tombado pelo Patrimônio Histórico de Picada Café deverá ser transformado num espaço cultural. É o que explica a Secretária de Educação, Carla Chamorro. “Ainda estamos estudando o que é melhor para o espaço. Mas o que é certo é que vamos projetar algo para atender o grande público que circula na Joaneta”, disse. “Com o tombamento o imóvel fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela Lei nº 0949/2006, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Natural e Cultural de Picada Café”, disse Carla.

São João - Escola Municipal Santa Joana Francisca

Prefeitura realiza vistoria no Arroio Kruse


Prefeitura realiza vistoria no Arroio Kruse

A prefeitura de São Leopoldo vistoriou, nesta terça-feira (21), as obras do PAC Arroio Kruse, Área 1.  Esteve na visita o prefeito Ary Vanazzi, acompanhado dos secretários municipais de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, de Projetos Especiais, José Carlos Pereira, e de Obras Viárias e Serviços Urbanos (Semov), Armando Motta, da vereadora Dolores Pessoa, representando a Câmara de Vereadores, e do coordenador da Defesa Civil, Silomar Gomes.
   
As 73 moradias da área 1 já estão 70% prontas, sendo três adaptadas para cadeirantes (área 44,44m²), 14 para idosos (área 36,30m²), quatro salas comerciais (área 10,50m²) e as 56 unidades restantes serão sobrados de 41,90m². Também foram construídas ruas, bem como a infraestrutura de saneamento e energia elétrica. Vanazzi destacou que “as casas estão ficando bonitas e a obra está no ritmo planejado e dentro do calendário de execução, a idéia é entregar em outubro”.

O projeto do PAC Arroio Kruse prevê a construção de 633 casas de alvenaria, distribuídas em quatro áreas, sendo que a 4 já foi entregue à comunidade. Espera-se que as obras da área 2 estejam completas em setembro, e para a área 3 ainda não há previsão de entrega. O investimento na área 1 será em torno de R$ 4.900 milhões, totalizando um montante de R$ 35 milhões na totalidade do projeto.

Audiência Pública em São Leopoldo define prioridades do Orçamento Estadual

Audiência Pública em São Leopoldo define prioridades do Orçamento Estadual
A definição das prioridades do Orçamento Estadual 2012 para a região do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Sinos foi a pauta da Audiência Pública Regional da Participação Popular Cidadã (PPC) que ocorreu, na noite desta terça-feira (21/06), no auditório da Escola Municipal Maria Gusmão Brito. O debate é promovido pela Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã em parceria com o Corede Vale do Sinos.
Conforme o coordenador regional da PPC do Corede Vale do Sinos, Pedro Engelmann, a comunidade dos 14 municípios de abrangência do conselho tiveram a oportunidade de escolher as prioridades de investimento para o próximo ano na região. As prioridades apontadas pelos presentes são: Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Educação; Saúde; Habitação e Saneamento; Segurança Pública; Meio Ambiente; Infraestrutura e Logística; Trabalho e Desenvolvimento Social; Justiça e Direitos Humanos; e Política para Mulheres.
De acordo com o coordenador da Região Funcional de Planejamento 1, Jorge Machado, a PPC é mais uma ferramenta do governo do Estado na busca da participação da comunidade nas suas decisões. O secretário de Habitação e Saneamento do Estado, Marcel Frison, destacou que a importância da retomada da participação popular no Rio Grande do Sul. “Todos têm liberdade absoluta nas escolhas”.
Durante a cerimônia de abertura dos debates, o secretário Municipal da Fazenda (Semfa), Luiz Fernando Heylmann, destacou que o diálogo com a comunidade é um caminho que a administração municipal já vem buscando. “Ele existe nos quatro cantos da cidade”. O titular da Semfa, ainda, salientou a importância da consulta popular no que se refere ao Orçamento Estadual.
A abertura dos debates também contou com a participação do diretor do Departamento de Participação Cidadã, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação (Seplag), Davi Schmidt; do secretário adjunto da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas,  Antônio Gilson Brum; e do secretário executivo do Corede Vale do Sinos, Márcio Kauer.

Temas definidos pela Assembleia para votação nos municípios

Habitação e Saneamento
Saúde
Educação
Ciência, Inovação  e Desenvolvimento Tecnológico
Justiça e Direitos Humanos
Política para as Mulheres
Meio Ambiente
Infraestrutura e Logística
Segurança Pública
Trabalho e Desenvolvimento Social

Prefeitura de São Leopoldo concede reajuste de 17,5% aos servidores

Prefeitura de São Leopoldo concede reajuste de 17,5% aos servidores
            Os servidores públicos lotaram o plenário da Câmara Municipal de Vereadores para acompanhar a votação do projeto de acordo coletivo 2011/2012, proposto pela Prefeitura, referente ao reajuste nos vencimentos e salários. A votação, que contou com aprovação unânime dos vereadores, ocorreu no dia 16 de junho.
O projeto de lei dispõe sobre o reajuste nos vencimentos e salários, programa de alimentação dos servidores públicos da administração direta do município, Fundação Hospital Centenário, Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo. Ao total, serão concedidos 17,5% de aumento salarial dividido em cinco parcelas (confira a tabela abaixo).
O titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Edvaldo Cavedon, explica que já na próxima folha de pagamento, de 30 de junho, os 7,5% de aumento estarão incluídos. De acordo com ele, o índice da retroatividade de abril e maio será pago em folha complementar até 22 de julho. Conforme ele, a primeira parcela do 13º e a diferença retroativa de abril referente ao programa alimentação serão repassados aos servidores até o dia 15 do próximo mês.
Reajuste salarial:
DATA
Reajuste
Abril/2011
7,5%
Setembro/2011
1%
Abril/2012
6,5% ou INPC acumulado
Agosto/2012
1,5%
Novembro/2012
1%

Programa alimentação:
DATA
Incremento
Abril/2011
R$ 1,50
Setembro/2011
R$ 1,50
Abril/2012
R$ 1,00
Agosto/2012
R$ 1,50

Seminário defende aprovação de projeto sobre agroindústrias familiares

Seminário defende aprovação de projeto sobre agroindústrias familiares

Integrando a programação da Expocampo, foi realizado em Taquara, no último dia 10, o Seminário de Agroindústrias Familiares. O evento aconteceu no auditório da Faccat e debateu projeto do deputado estadual Edegar Pretto (PT), que propõe alterações na legislação que rege a inspeção sanitária das agroindústrias familiares (foto).
Presente ao evento, o deputado disse que o objetivo do projeto é simplificar a burocracia e facilitar a obtenção da autorização para que os pequenos produtores possam vender o produto de suas agroindústrias em todo o Estado. “O sistema, que será coordenado pelo governo do Estado, que terá a responsabilidade de organizar, capacitar e fiscalizar a atuação das agroindústrias familiares, garantindo a qualidade do produto para o consumidor”, enfatizou.
Além do seminário regional sobre as agroindústrias, a produção leiteira regional também esteve na mira dos debates na programação da Expocampo, com o Seminário Regional sobre Produção de Leite, realizado também na sexta-feira.
Divulgação/Leandro Molina

Começam as obras de duplicação da ERS-239 entre Taquara e Rolante

Começam as obras de duplicação da ERS-239 entre Taquara e Rolante

Após anos de espera, começou na semana passada a duplicação da ERS-239 entre Taquara e Rolante. A previsão é de que as obras se estendam por dois anos, num investimento de R$ 24 milhões. Por enquanto, o governo estadual está realizando os trabalhos no trecho entre o Arroio Tucanos e a ERS-474.
Em entrevista ao Panorama, o coordenador do Distrito Operacional de Esteio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Júlio Porciúncula da Silva, reconheceu que as obras estão começando num ritmo mais devagar (foto). “Por enquanto, estamos fazendo a limpeza do local, até sair a licença ambiental”, explicou. Segundo ele, esta licença deveria ser emitida ainda nesta semana.
De acordo com o coordenador do Daer, o recurso para a duplicação vem, atualmente, do pedágio da ERS-239 situado em Campo Bom. Contudo, no andamento da obra poderão ser utilizados também recursos do Tesouro do Estado. O representante do órgão estadual explicou que, por enquanto, os trabalhos se referem ao trecho já licitado, até a ERS-474.
Fonte: Jornal Panorama

Spolaor e Superintendente Regional da CEF visitam o Residencial Ferrabraz

Spolaor e Superintendente Regional da CEF visitam o Residencial Ferrabraz
Uma grande obra habitacional deve realizar em breve o sonho da moradia própria para muitos sapiranguenses. Nesta sexta-feira (17/06), o prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Mauro Roberto Bom, estiveram visitando as obras do Residencial Ferrabraz, no Bairro Amaral Ribeiro.

Mais de R$ 9,7 milhões foram investidos no local, disponibilizando para a população toda a infraestrutura necessária. O empreendimento conta com 224 apartamentos e deve contemplar famílias com renda inferior a três salários mínimos. Cada moradia tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
“Em breve, mais esse grande projeto habitacional irá realizar o sonho da moradia própria e digna para muitos sapiranguenses. Tudo está sendo feito nos mínimos detalhes e com uma seleção muito transparente, objetivando definir com rapidez os contemplados”, destaca Spolaor.
“A Caixa acredita em Sapiranga, prova disso é que nosso balanço aponta mais de R$189 milhões de recursos liberados para a cidade somente em 2010, nas mais diversas formas que o banco atua. Ainda planejamos investir em mais algumas obras no município”, salienta o superintendente regional da CEF.
As obras fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal em parceria com a CEF e município. Para a seleção de quem deve morar no local, a Secretaria de Habitação de Sapiranga adotou critérios, com o objetivo de verificar os cidadãos mais necessitados. Conforme o titular da pasta municipal, Lenoir de Azeredo, mais de 3,2 mil famílias foram visitadas até agora e todos os casos pré-selecionados passam pelo Conselho Municipal de Habitação, comprovando a transparência do processo de escolha.  
Estiveram presentes na visita diversas autoridades regionais e também municipais, como secretários de governo, vereadores e representantes de entidades.

Saiba Mais:
- A comunidade sapiranguense conta com o maior projeto habitacional da cidade. Já foram mais de R$40 milhões revertidos em moradia digna para a população, com recursos do governo federal, contrapartida do município e parceria com diversas cooperativas habitacionais.  São mais de 2,2 mil casas construídas desde 2007. Até o final de 2011 este número deve aumentar para 2,6 mil unidades.
- Recentemente, o projeto habitacional implementado pela Administração Popular em Sapiranga foi premiado pela Caixa Econômica Federal como um dos 100 melhores projetos do Brasil.

18.6.11

São Leopoldo terá praça do PAC 2

São Leopoldo terá praça do PAC 2

O Governo Federal iniciou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. A Praça do PAC, denominada Praça do Esporte e da Cultura – PEC – compõe o projeto no eixo Comunidade Cidadã. São Leopoldo foi um dos municípios agraciados pelo programa. A nova praça será construída no bairro Santa Marta, em um terreno de 3 mil m², e terá 1.888,68 m² de área ocupada.
Os secretários municipais de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba; Esporte, Ademir de Cesaro e Segurança Pública, Eliene Amorim, juntamente com representantes de suas secretarias e da Diretoria da Juventude estiveram presentes hoje (17) para visitar a área escolhida para execução do projeto. Segundo Paulo Borba, a ideia é ser a primeira praça do PAC 2 pronta no país. “Este é um empreendimento que irá abranger áreas sociais, de esporte e cultura, beneficiando aproximadamente 10 mil famílias”. Para o secretário Ademir de Cesaro, esta obra é imensurável, pois atenderá crianças e adolescentes que poderão utilizar a internet, participar de oficinas, teatros, entre outros.

A praça
Composta por quadra esportiva coberta; pista de skate; biblioteca; bicicletário; um telecentro com internet; duas salas multiuso para oficinas; ginásio coberto; espaço criança; cineteatro multifuncional para 60 pessoas; pista para caminhada e um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS; o espaço promete ser uma área de lazer, esporte e cultura destinada principalmente a crianças e adolescentes. O recurso já foi destinado pelo Governo Federal, faltando apenas a apresentação do projeto de gestão completo pelo Governo Municipal à Caixa Econômica Federal até 15 de julho. A construção da obra está prevista para iniciar no segundo semestre de 2011.

Realização
A Prefeitura Municipal realiza este projeto através das secretarias municipais de Esporte (SME); Educação (Smed); Segurança (Semusp); Juventude; Assistência Cidadania e Inclusão Social (Sacis); Cultura (SMC) e Planejamento e Coordenação (Seplan).

Dilma anuncia recursos para a safra agrícola

Dilma anuncia recursos para a safra agrícola

Os agricultores brasileiros terão R$ 107,2 bilhões para a safra de 2011 e 2012. Hoje, a presidenta Dilma Rousseff foi a Ribeirão Preto (SP) para o anúncio dos recursos. Segundo ela, o Brasil tem na agricultura três características para ser uma potência: potência de alimentos, potência energética e potência ambiental. “Temos um outro compromisso, que é o fato de que também temos que ser uma potência social”, disse.
Para esse desafio, afirmou ela, os alimentos são essenciais para que a população brasileira tenha de fato as condições para vencer a desigualdade. “Eu acredito que no fim e ao cabo, garantir uma mesa farta para os 190 milhões de brasileiros e brasileiras é sem dúvida uma das expressões melhores do que nós podemos chamar de uma país rico, sem fome e sem miséria.”
A presidenta ressaltou a característica brasileira de conciliar o crescimento agropecuário com a sustentabilidade ambiental e lembrou que o Brasil é o país de matriz energética mais limpa e renovável do mundo.
Para ela, é necessário apostar no crescimento da produção com a utilização cada vez menor de terras. Nesse ponto, a presidenta reconheceu a necessidade crescente da utilização de novas tecnologias e elogiou trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “É uma questão essencial para nosso posicionamento no mundo”, frisou.
Ao tratar das características do Plano Safra 2011-2012, Dilma Rousseff deu ênfase à política desenvolvida para os médios agricultores e lembrou que o objetivo do governo é fazer com que cada vez mais brasileiros adentrem à classe média.
O governo aposta, lembrou a presidenta, no fortalecimento e no enriquecimento da classe média, fundamental para que o país se desenvolva econômico e socialmente.
A presidenta Dilma lembrou ainda que a relação agricultura e desenvolvimento deve ser uma consciência compartilhada entre o governo e sociedade e indispensável ao futuro da humanidade. Para ela, o plano Agrícola e Pecuário 2011-201 foi desenvolvido a partir “da responsabilidade de cada um de nós com o dia de amanhã” e na “tentativa de construir essa estratégia”.
“Sei que somos um dos poucos países do mundo em condição de disputar, a um longo prazo, uma posição excepcional na questão de fornecimento de alimentos para o mercado internacional “, afirmou. “Nós somos também aquele país que por 190 milhões de razões temos que abastecer com alimento de qualidade e a preços adequados o nosso mercado interno que está crescendo e que será cada vez mais forte.”

OP-RS 2011 Região Corede Vale dos Sinos


PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – REGIÃO COREDE VALE DOS SINOS.

                       Pauta

1-    Exposição do Governo do Estado.
-  Situação das obras
- Situação financeira
- Elaboração do Plano Plurianual

2-    Exposição do COREDE/Seplag.
           - Apresentação da região
- Apresentação da forma de escolha das ações prioritárias da região e esclarecimentos sobre as Assembléias Municipais e Microregionais.

3-    Escolha das Prioridades.

4-    Escolha da Coordenação Regional da Participação Popular e Cidadã.

16.6.11

MARCON em Picada Café

MARCON em Picada Café
O Deputado Federal do PT, Dionilso MARCON estará nesse sábado, dia 18 de junho, às 14 horas, em Picada Café, na casa da Companheira Maria Borges dos Santos em MORRO BOCK participando de reunião do Partido dos Trabalhadores.
Na oportunidade, o Deputado Federal do PT estará apresentando seus projetos aos filiados e simpatizantes. Também visitará o Polo Universitário da UAB de Picada Café na Escola Municipal 25 de Julho onde conhecerá as instalações do Ensino Superior Cafeense.

Marcon é eleito presidente da subcomissão do endividamento agrícola

Marcon é eleito presidente da subcomissão do endividamento agrícola

Foi instaurada na tarde desta quarta-feira (15) a subcomissão do endividamento agrícola na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados - CAPADR. A proposição, inicialmente encaminhada pelo deputado Marcon (PT-RS), se origina de uma petição dos movimentos sociais do campo, sendo que o parlamentar gaúcho foi o escolhido para presidir a mesma.
Para Marcon, esta subcomissão tem o dever de acompanhar, fiscalizar, avaliar e propor medidas sobre o endividamento do setor agropecuário brasileiro. Em seu discurso de posse, o deputado enfatizou a necessidade de se discutir este tema na Câmara dos Deputados e apontar medidas para resolver a questão do endividamento agrícola.
As dívidas agrícolas vêm sendo renegociadas desde 1997, formando um circulo vicioso que não promove o desenvolvimento das unidades produtivas e acarreta prejuízo aos cofres públicos. Marcon trouxe como exemplo o endividamento da agricultura familiar que, no Brasil, gira em torno de 30 bilhões de reais.
Ainda segundo o parlamentar gaúcho, as dívidas são oriundas dos financiamentos do Pronaf, Progera, Crédito Fundiário e Fomento, que não puderam ser pagos por causa de quebras na produção geradas pelas intempéries climáticas e variações de preços de insumos e produtos agrícolas. “Só no Rio Grande do Sul, a dívida da agricultura familiar é de aproximadamente 8 bilhões de reais...precisamos estudar uma maneira de fazer com que estes agricultores permanecem no campo” declarou Marcon.
Para o presidente da subcomissão, é importante estabelecer um diálogo com o governo federal, com os estados e suas assembléias, bem como entidade que representem os agricultores e agricultoras do Brasil.
Na eleição, Marcon (PT-RS) foi escolhido como presidente por unanimidade; Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR) como vice-presidente; e Nelson Padovani (PSC-PR) como relator. Formada por oito integrantes titulares e oito suplentes, a subcomissão será desenvolvida ao longo de toda a atual legislatura.

Revitalização de duas quadras da Independência será concluída em breve

Revitalização de duas quadras da Independência será concluída em breve

Uma Independência diferente. Assim é possível definir o trecho de duas quadras entre as Avenidas João Correa e Frederico Wolffenbüttel, onde a popular Rua Grande tem características de avenida. Para o prefeito Ary Vanazzi, que vistoriou a obra no início da tarde desta quinta-feira, 16 de junho, a obra vai modificar a cara deste trecho da principal rua da cidade. “Se as propriedades aqui do entorno já eram bem valorizadas, com esta obra então a valorização será muito maior. Vai ficar muito bonito. Será um local onde as famílias irão vir para tomar o seu chimarrão”, aposta Vanazzi.
O investimento nos canteiros com serviço de jardinagem, contendo palmeiras reais e gramado, passeios de basalto e iluminação nova estilo retro totaliza R$ 149.672,98, de acordo com a licitação 10/2011. O engenheiro responsável pela obra, Jorge Silveira, informa que o projeto sofrerá um aditivo de 10%, pois foram realizados trabalhos de remoção de placa e obelisco do Rotary Club de São Leopoldo, que estavam localizados na esquina com a Avenida João Correa, além da recuperação das ondulações do paralelepípedo nas pistas de rolagem, sendo que estes trabalhos não estavam incluídos no projeto inicial.
REAPROVEITAMENTO - O secretário municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos informa que a obra está em fase adiantada e a previsão é de que seja entregue em breve. “Com os meios-fios que retiramos daqui realizamos melhorias na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bento Gonçalves, no Morro do Paula. A construção de uma rampa de acesso para cadeirantes trouxe muita satisfação à comunidade escolar local”, explica.
Também participaram da visita o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, o secretário Geral de Governo, Olger Peres, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, além do também integrante da Semedes, Jorge Kuhn, do futuro diretor do Semae, Luiz Antônio Castro (que assume oficialmente a titularidade da autarquia nesta quinta-feira, às 17h), e do vereador Carlinhos Fleck.

15.6.11

Vanazzi busca repasse do Estado para saúde

Vanazzi busca repasse do Estado para saúde

O prefeito Ary Vanazzi se reuniu, nesta terça-feira (14/06), com o titular da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), Odir Tonollier. A pauta do encontro, que ocorreu na sede da Sefaz, foi a liberação de, aproximadamente, R$ 3,5 milhões para a área da saúde. Os valores já foram investidos pela Prefeitura no setor.
No encontro, Vanazzi salientou que reconhece as dificuldades do Estado no que se refere ao repasse de verbas aos municípios. “Sabemos que a situação não está fácil. No entanto, queremos averiguar se há um calendário para a realização dessa liberação”. O prefeito, ainda, enfatizou que a área da saúde merece uma atenção especial. “Nosso Hospital Centenário é regional”. Ele também lembrou que o telhado da entidade necessita de reparo. “Isso é prioridade”.
O titular da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa), Luiz Fernando Heylmann, frisou que a Prefeitura está arcando com os 25% do Serviço Médico de Urgência (Samu/Salvar) que são de responsabilidade do Estado. O Samu/Salvar tem uma cota de 50% da União, 25% do Estado e 25% da Prefeitura. O secretário ressaltou que a reforma do telhado do Hospital Centenário é uma solicitação da Consulta Popular. O pedido do repasse, de acordo com o titular da Sefaz, Odir Tonollier, será analisado. “Encaminharemos os documentos para o setor responsável onde serão examinados”. Ele, ainda, enfatizou que a Sefaz está com uma cota de repasses para a Consulta Popular.
Além do prefeito e do secretário da Semfa, participaram da reunião: Fábio Bernardo da Silva, secretário executivo da Secretária Municipal de Saúde; Marco Souza, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação; Luiz Felipe Tronquini, procurador da Semfa; Alexandre Andara, vice-presidente administrativo do Hospital Centenário; Alexandre Luzzi Rodrigues, da Assessoria de Assistência aos Municípios; Juan Alberto Barbieri Carvalho, técnico do Tesouro do Estado.

13.6.11

OP 2011 é lançado em São Leopoldo

OP 2011 é lançado em São Leopoldo

No sábado, 11 de junho, ocorreu a cerimônia comemorativa dos seis anos de Participação Popular em São Leopoldo com o Lançamento do Orçamento Participativo (OP) 2011. O prefeito Ary Vanazzi, juntamente com o secretariado, participou do evento e apresentou ao público as obras desenvolvidas na cidade.
Em cerimônia popular, o público lotou a Sociedade Ipiranga. No evento, moradores, beneficiários e conselheiros do OP leopoldense, acompanharam a apresentação do mapa das obras realizadas desde 2005 no município de São Leopoldo. “Todas as regiões da cidade foram contempladas com obras do OP. Estas obras qualificaram e melhoraram a qualidade de vida dos leopoldenses”, destacou Vanazzi. O secretário do OP, Gerson de Souza, descreveu as principais obras do município, salientando os investimentos em escolas, praças e unidades de Saúde. “ Estamos apresentando o que foi feito, discutindo o presente e projetando o futuro”, declarou Souza. O secretário do Planejamento e Coordenação da Prefeitura, Paulo Borba, destacou que muitas das principais obras foram escolhidas pela comunidade por meio do OP. “ São obras do OP e institucionais por todos os cantos da cidade”, enfatizou Borba.
Participação - O Orçamento Participativo (OP) é o processo de administração pública que possibilita que a população decida - de forma direta, democrática e transparente - como será aplicado o dinheiro público em obras e serviços a serem executados pelo Governo Municipal. Já o governo participa apresentando propostas, fornecendo informações, assessoramento técnico e infra-estrutura, sem direito a voto nas diversas instâncias deliberativas do processo. Por meio da iniciativa é elaborada a proposta orçamentária que será encaminhada à Câmara Municipal para votação.
Fotos: Charles Dias
Texto João Ricardo Boardman

“Quem ainda não tem casa própria terá agora a oportunidade.”

 “Quem ainda não tem casa própria terá agora a oportunidade.”

Todo brasileiro tem direito à proteção de um teto, de um lar, de um lugar para criar dignamente seus filhos, afirmou presidenta Dilma Rousseff, ontem, ao fazer a entrega de 580 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em Blumenau (SC). A presidenta Dilma assegurou que, em breve, irá lançar a segunda edição do programa, cujo objetivo é construir 2 milhões de novas moradias em todo o país. E aos catarinenses garantiu: “Quem ainda não teve acesso à sua casa própria terá agora a oportunidade.”
Ao relatar a força da população de Santa Catarina que sofreu com chuvas e desabamentos em 2008, a presidenta Dilma diz ter visto exemplos de determinação e energia de resistência. Das unidades entregues hoje, 220 foram destinadas a família vítimas das chuvas que ainda se encontravam em abrigos ou recebendo aluguel social. “Com isso zeramos o que no Minha Casa, Minha Vida era previsto para os atingidos”, disse.
“Não era passividade que a gente via; a gente via determinação de reconstruir e voltar a construir uma situação ainda melhor”, disse.
Mais moradias
A presidenta reassumiu seu compromisso contra o déficit habitacional e comprovou que investir na construção civil transforma o Brasil, uma vez que aquece o setor, gera empregos e riquezas, além de resultar na melhoria da qualidade de vida da população e na segurança pública. “Porque ter um teto é uma questão de segurança, é um direito de todo ser humano, um direitos das mulheres, porque é lá que elas criam seu filhos, estabelecem sua relação familiar”, complementou.
O estado de Santa Catarina e a cidade de Blumenau foram escolhidos para entrega do primeiro empreendimento do MCMV após assumir a Presidência – informou Dilma Rousseff – por serem exemplos do pacto federativo. Mesmo de partidos diferentes – ressaltou – os governos federal, estadual e municipal trabalham em parceria para beneficiar a população. “Temos obrigação com o povo de trabalhar juntos”, defendeu.
Estradas
Sobre dois pleitos levados pela população à solenidade, a presidenta firmou o compromisso de duplicar o mais rápido possível a BR-470, questão de honra que acompanhará pessoalmente, e de “olhar com calma” a proposta de federalização da Universidade de Blumenau (Furbe). Após minuciosa análise, frisou a presidenta, ela externará sua decisão. “Eu não prometo coisa que não faço”, disse de maneira enfática.
“Nós conseguiremos fazer com que este país continue crescendo e se transforme numa das maiores economias do mundo. Hoje nós somos a sétima, mas não vamos ficar por aí, nós vamos querer sempre mais, esse país vai crescer sempre mais. Vai gerar empregos, mais vai também querer que os nossos valores sejam valores fortes, republicanos, democráticos, que protejam as mulheres, as crianças, a família e que incentive também a participação dos nossos jovens e dos nossos trabalhadores e empresários a cada vez produzirem mais”, despediu-se.
Minha Casa, Minha Vida
O empreendimento entregue pela presidenta beneficiará famílias com renda de até três salários mínimos e contou com investimentos da ordem de R$ 27,7 milhões, sendo R$ 26,1 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do governo federal. O condomínio dispõe de equipamentos comunitários, salão de festas, playground, vagas de estacionamento, guarita, depósito de lixo e centrais de gás.
Em Blumenau, o programa Minha Casa, Minha Vida já contratou 2.383 unidades habitacionais, com investimento total de R$ 122,6 milhões. Do contratado, 77% são destinados a famílias com renda até até três salários mínimos, o que representa 1.824 moradias, no valor de R$ 82 milhões. Nessa faixa de renda já foram entregues no município 352 unidades habitacionais entre novembro do ano passado e abril deste ano e, além das 580 entregues hoje, está prevista a entrega de mais 892.
Em todo o país, o programa Minha Casa, Minha Vida já contratou 1.079.689 moradias para famílias de todas as faixas de renda, no valor total de R$ 60,2 bilhões, segundo informações do Ministério das Cidades.

11.6.11

Picada Café - Música nas Comunidades - CANELINHA

Edegar Pretto recebe apoio do Vale do Paranhana para projeto Agroindústrias Familiares

Leandro Molina - MTB 14614 | PT   13:58 - 10/06/2011
Foto: Divulgação / Leandro Molina / Gab. Dep. Edegar Pretto


O deputado Edegar Pretto (PT) participou do Seminário Agroindústrias Familiares no auditório da Faculdade de Taquara, Faccat, nesta sexta-feira, (10). O evento fez parte do programa da 28ª  Expocampo, que ocorre no município. No seminário foi debatido o Projeto de Lei 66/2011, de sua autoria,  que propõe alterações na legislação que rege a inspeção sanitária das agroindústrias familiares.

Edegar Pretto falou aos participantes que o objetivo do projeto é simplificar a burocracia e facilitar a obtenção de autorização para que os pequenos produtores possam vender o produto de suas agroindústrias em todo o estado. “O Sistema, que será coordenado pelo governo do estado, terá a responsabilidade de organizar, capacitar e fiscalizar a atuação das agroindústrias familiares, garantindo a qualidade do produto para o consumidor”, enfatizou.

Autoridades presentes no seminário defenderam a importância da aprovação do projeto. Para o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler (PDT), há um espaço no campo que precisa ser ocupado pela produção. O relator do projeto na Assembleia, deputado João Fischer (PP), declarou que o pequeno produtor rural dever ter condições para continuar no campo produzindo. Como relator do projeto, se comprometeu em viabilizar a votação na próxima sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Taquara, Roger Ritter, ressaltou que o projeto atende necessidades do vale do Paranhana. O diretor de operações do BRDE, José Hermeto Hoffmann, disse que o governo está retomando lutas iniciadas no governo Olívio Dutra que ajudem os pequenos agricultores a se fortalecerem, gerando mais renda. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Brito, afirmou que o PL 66 proporcionará o desenvolvimento rural.

O presidente da associação dos psicultores de Taquara, João Carlos de Oliveira, participou do debate. Ele diz que os produtores do Vale do Paranhana aprovam o projeto. “Nossa região poderá melhorar e ampliar a produção. Com alegria vejo as crianças nas escolas comendo o peixe que produzimos. Então temos que ser parceiros se a lei nos incentiva”, declara.
Também participaram do seminário lideranças de 12 municípios do Vale do Paranhana, o representante da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Ricardo Fritsch, representantes da Faccat, Associação de Produtores de Leite, Emater e comunidade.

CONVITE - PPA 2012 - 2015

10.6.11

Prefeitos apresentam projeto da ERS-010 a Beto Albuquerque


Prefeitos apresentam projeto da ERS-010 a Beto Albuquerque
Prefeitos das cidades envolvidas no projeto da rodovia ERS-010 reuniram-se na manhã de hoje, 09 de junho, a fim de apresentar a proposta da Rodovia do Progresso ao secretário estadual de infraestrutura Beto Albuquerque. O encontro ocorreu às 11h, na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi.
O novo projeto busca adequar o anterior às necessidades dos municípios da região, assim como diminuir o número e o valor das praças de pedágios. Neste caso, apenas duas novas praças seriam construídas, e não três como previa o esboço inicial. Outras modificações se adequariam às obras que no momento pertencem ao governo estadual e entrariam junto neste orçamento, são elas: a ligação da RS 429 com a BR 386; trevos de ligação nas ERS 429 e em Cachoeirinha e Sapucaia do Sul; a duplicação do trecho Novo Hamburgo-Sapiranga; a ciclovia de Canoas e o contorno de Sapiranga. O valor da obra está estimado em R$ 1,5 bilhão a serem pagos em 20 anos, cerca de R$ 75 milhões anuais. O tempo de duração da obra é de seis anos.
Para o secretário estadual Beto Albuquerque, a ideia é diferente e inovadora. “Me proponho para, dentro do governo estadual, dinamizar esta proposta para que até o início do segundo semestre tenhamos uma resposta do governador Tarso Genro.” O secretário também levantou a questão do tempo, e disse ser necessário que a obra esteja concluída em seis anos. Outras questões devem ser abordadas com mais calma como prazos, redução de custos, a manutenção da rodovia e a desapropriação das famílias que moram em torno da rodovia.

Rodovia do Progresso
A ERS-010 terá 42 quilômetros de extensão e velocidade de 100 km/h. Terá início no entrocamento da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, com a BR-290 em Cachoeirinha, deslocando-se até a ERS-239 entre Campo Bom e Sapiranga. Está é a primeira estrada do estado a ser construída por meio da iniciativa público-privada. A rodovia possibilitaria o aumento em cerca de 25,14% o PIB da região.