
Foto: Ricardo Fuchs
O Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) recebeu a adesão de mais dois municípios. No dia 20 de março, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Ibanor Catto, assinaram o protocolo de intenções do Pró-Sinos, a bordo do barco Martim Pescador.
Consolidação
O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, vice-presidente do consórcio, destacou que a presença destes municípios agrega qualidade para o debate e aumenta a capacidade de atraírem recursos para as ações que devem ser feitas articuladas conjuntamente. "A adesão de Canoas e Sapucaia do Sul ao consórcio consolida a participação dos três maiores municípios da região, e também poluidores, no esforço pela recuperação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos", enfatizou.
Para Zimmermann, a tarefa histórica mais importante dos prefeitos, no período da mortandade de peixes, consiste na constituição do consórcio. "Formalizamos o consórcio em abril de 2007 e já estamos executando três projetos fundamentais para a bacia", frisou, ao ressaltar que Canoas e Sapucaia deverão se integrar e recuperar o tempo que estiveram fora do consórcio.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, salientou que o desastre no Rio dos Sinos não pode ser esquecido. "Estamos para somar e contribuir com o esforço do prefeito Vanazzi que vem liderando este trabalho. É o papel de todas as cidades a mobilização para preservar este patrimônio que é de todos", afirmou. O vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Ibanor Catto, reforçou a disposição do município a trabalhar em prol dos projetos de preservação do Rio dos Sinos.
O coordenador da Comissão Intermunicipal Legislativa de acompanhamento das ações do Pró-Sinos, deputado estadual Ronaldo Zulke, parabenizou a decisão dos prefeitos. "Canoas e Sapucaia estavam de costas para o trabalho que temos que fazer pelo saneamento. Com a adesão dos municípios, eles se voltam para a recuperação do Sinos", disse.
Presenças
O diretor executivo do Pró-Sinos, Júlio Quadros, apresentou a cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades dos municípios envolvidos, entre elas, a presidente da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, Ana Affonso, os presidentes do Instituto Martim Pescador, em exercício, Ivo Stüermer, e licenciado, Henrique Prieto e o diretor técnico do Pró-Sinos, Luiz Antônio Castro dos Santos.
Participantes
Canoas e Sapucaia do Sul somam-se a 19 municípios já consorciados: Araricá, Campo Bom, Caraá, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Gramado, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapiranga e Taquara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário