Com última assembléia, OP registra crescimento de mais de 80% em relação a 2005

Todos os segmentos da sociedade leopoldense estiveram representados nas assembléias do OP. Associações de bairro, grêmios estudantis, clubes de mães, cooperativas, ONGs e outras entidades organizaram-se e foram defender suas demandas no OP. Na região Norte 2, os educadores marcaram presença, elegendo a Educação como prioridade. No Centro, a juventude elegeu o tema Cultura. Na região Nordeste, as cooperativas habitacionais foram combativas. Elegeram Habitação como prioridade. A Sudeste superou em mais de 50% a edição de 2006 e também elegeu Habitação em primeiro lugar. A região Sul elegeu o tema Obras e Viação como prioridade. Assim como a região Norte 1. Por voto direto, a região Leste elegeu o tema Educação. O tema Cultura foi eleito como prioridade para a região Oeste. Com 1528 participantes, a Região Norte 2 registrou o maior público do OP de São Leopoldo em 2007.
Oeste
A última assembléia do OP 2007, realizada na região Oeste na noite de 20 de julho, no salão da paróquia Nossa Senhora da Medianeira, no bairro Vicentina, recebeu a inscrição de 950 pessoas, elegeu 95 delegados e inscreveu 22 demandas.
Prioridade: Cultura
Com 1515 pontos, o tema Cultura, com a construção de espaço público para cultura, com palco, arquibancada, iluminação e infra-estrutura na área do Alambique Futebol Clube, foi eleito como prioridade para o bairro. Assistência Social (1137 pontos) ficou em segundo lugar, com o subsídio para aquisição de área para construção do Instituto Lenon pela Paz como demanda prioritária. O tema Educação (697 pontos) ficou na terceira colocação, com a ampliação, reforma e construção de muro na E.M.E.I. Acácia Mimosa.
Para o vigilante e delegado eleito do OP em 2006, Nelci Dias de Menezes, participar do OP é uma questão de solidariedade. "Eu participo por uma razão muito simples: - Gosto de ajudar os outros. Fundador do Instituto Lenon pela Paz, Menezes participa do OP por acreditar que é uma maneira do povo decidir o que quer. "O OP abre um espaço pra gente e também educa as pessoas a serem solidárias. Já conquistamos um colégio novo, verbas para o Alambique e calçamento de de seis, sete ruas", exemplificou.
Avaliação
Ao fazer uma avaliação da participação da população de São Leopoldo no OP, o secretário municipal do Orçamento Participativo (Secop), Nestor Schwertner, disse que além da quantidade, o OP teve um crescimento de qualidade. "Hoje, as pessoas têem a convicção que o OP é um processo que faz diferença num governo democrático. A democracia participativa representa a integração dos cidadãos nas oito regiões do OP", explicou. Para Schwertner, o brilho do olhar, a capacidade da comunidade de se organizar, de formar lideranças para defender suas demandas representa o verdadeiro conceito de protagonismo social. "Isso torna o cidadão portador da construção da Nova Cidade, valoriza-o, aumenta sua auto-estima", pontuou.
O prefeito Ary Vanazzi fez uma prestação de contas de todas as obras realizadas pela Administração Popular na cidade e na região Oeste. "Fizemos o Centro de Saúde Vicentina; construímos sete salas de aula na Escola Paulo Beck; vamos construir 200 casas na Paulo Couto e cem na Cerâmica Anita. São R$ 50 milhões de investimento nesta região", garantiu.
Entre outras autoridades, estiveram presentes o deputado estadual Ronaldo Zulke, os vereadores Ary Moura, Alexandre Schuh, Carlinhos Fleck e Ana Affonso; os secretários municipais da Administração, Paulo Borba; da Cultura, José Carlos Martins; de Obras Viárias e Serviços, Armando Motta; da Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Sedrez; o coordenador da Juventude, Adriano Pires; o coordenador de Mobilidade Urbana, Sandro Lima, além de representantes de entidades da região e conselheiros e delegados do OP.
Participação popular
Nas assembléias do OP se realizaram os debates das prioridades locais e a eleição dos delegados. Antes de serem encaminhadas para a eleição dos conselheiros (escolhidos entre os delegados eleitos em cada região), as demandas passam por uma análise técnica e financeira em todas as secretarias da Prefeitura de São Leopoldo.
Retrospectiva das assembléias regionais do OP 2007Leste: 475 participantes
Norte 1: 450 participantes
Sul: 407 participantes
Sudeste: 421 participantes
Nordeste: 891 participantes
Centro: 362 participantes
Norte 2: 1528 participantes
Oeste: 950 participantes
Total 2007: 5481 participantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário