14.4.11

Prefeitura firma parceria com igreja Santo Inácio


Um novo espaço de integração, espiritualidade e lazer no bairro Rio dos Sinos. Essa foi a motivação da comunidade ao votar em peso nas assembleias do Orçamento Participativo para reivindicar a construção de um ginásio esportivo e um salão de festas. O sonho ganhou força ontem com a assinatura de um repasse de R$ 100 mil da Prefeitura, que auxiliará no pagamento de fornecedores. A obra já está em andamento com os recursos arrecadados pelos fies em eventos beneficentes.
O prefeito Ary Vanazzi assinou no final da tarde de ontem (13) a ordem de início para a liberação da quantia. Em seu pronunciamento, lembrou dos tempos em que morou nas dependências da paróquia. “Parte da minha vida está aqui. Cheguei em São Leopoldo em 1983 e não tinha onde morar. Parei por três meses aqui. Conheço bem, por isso posso falar com propriedade”.
Vanazzi reafirmou o compromisso da Prefeitura em incentivar esse tipo de parceria com entidades comunitárias. “Tenho convênio com escolas de samba, clubes sociais e igrejas. As obras nesses casos demoram mais, pois a fiscalização é redobrada. Mas considero estratégico. Esse local é um símbolo, independentemente de religião. Muitos cultos de outras crenças foram realizados aqui, assim como as festas são frequentadas por todos”, destacou.
Representando a diretoria paroquial, Rafael Martinello, que também é conselheiro do OP, lembrou que foi o próprio Vanazzi quem sugeriu a reivindicação por meio das assembleias. “Certa vez pedi apoio de R$ 30 mil para o governo. Foi então que o prefeito nos informou de que através do OP poderíamos conseguir uma quantia mais expressiva. Plantamos a semente do que está sendo colhido hoje”.
O padre Laerte de Souza Oliveira, da Mitra Diocesana de Novo Hamburgo, comemorou o crescimento da localidade. “Satisfação em retornar à paróquia onde iniciei. Por ser padre, posso afirmar que este aqui foi meu primeiro amor. Todos serão bem recebidos nesse espaço, ninguém vai perguntar se é católico ou não”, ressaltou ele, ao reforçar o aspecto ecumênico do projeto. Ele estava acompanhado pelo padre Roque Klafke, atual responsável pela Santo Inácio.
O secretário municipal do OP, Gérson de Souza, valorizou a forte presença da coumunidade do Rio dos Sinos nas reuniões e enalteceu a presença do governo em ações no bairro. “Desde o início, a administração esteve presente aqui. São obras de saneamento básico, calçamento e, agora, o Trensurb, que valorizará ainda mais os terrenos. Convido todos a mobilizarem suas famílias e amigos a participarem das reuniões preparatórias do OP a partir de junho”.
Estiveram presentes também lideranças da comunidade e o vereador Nestor Schwertner, representando o Legislativo municipal.

Nenhum comentário: