19.4.11

Biblioteca municipal ganha prêmio da Câmara do Livro

Biblioteca municipal ganha prêmio da Câmara do Livro


A comunidade leopoldense tem agora mais um motivo de orgulho: a Biblioteca Municipal Vianna Moog foi condecorada com o prêmio Biblioteca do Ano, concedido pela Câmara Rio-grandense do Livro (CRL). O evento foi realizado nesta segunda-feira (18) no Centro CEEE Érico Veríssimo, em Porto Alegre. Às 22h, o prefeito Ary Vanazzi e o diretor do Complexo Cultural José Pedro Boessio, Jarí da Rocha, subiram ao palco para receber o troféu das mãos da diretora da Biblioteca Pública do Estado, Morgana Marcon.

“Em São Leopoldo, na nossa gestão, criamos uma Secretaria de Cultura que cuidou especificamente das questões ligadas à área. Hoje estamos vendo os resultados. A população não quer só comida”, salientou Vanazzi diante da platéia ilustre composta por escritores, artistas e autoridades como o secretário estadual de Cultura Luís Antônio de Assis Brasil e o prefeito da Capital José Fortunati.

De acordo com o presidente da CRL, João Manoel Carneiro, a Biblioteca Municipal mereceu a distinção não só pela infraestrutura, mas pelo conjunto de ações vinculadas ao tema do livro. “O destaque decorre da consistência, constância e criatividade do trabalho promovido pela equipe. Foi desenvolvida uma rica programação cultural em espaços acolhedores, como o Jardim da Leitura, o que contribuiu para a valorização do livro no imaginário coletivo, tornando a cidade uma referência na área”, ressaltou.

O diretor Jarí da Rocha acrescentou que a Vianna Moog é composta também por teatro, telecentro e galeria. “Trata-se de um espaço de convergência, há circulação de pessoas. Temos a característica de uma biblioteca viva. Não é simplesmente o conjunto de estantes aguardando por leitores”, afirmou. Jarí foi mais além e citou outros diferenciais encontrados em São Leopoldo. “Contamos com um sistema informatizado igual aos das universidades. É possível reservar e renovar pela internet. Fomos a quarta instituição do país a adquirir a tecnologia. Soma-se a isso o horário flexível de funcionamento: das 8h até as 20h, sem fechar ao meio-dia”.

O secretário da Cultura Pedro Vasconcellos percebe uma valorização do trabalho realizado desde 2005. “Esse reconhecimento tem uma importância nacional, ainda que a premiação seja estadual, pois a Câmara do Livro tem renome no país”, ressaltou. A deputada Ana Affonso, autora da Lei do Livro quando era vereadora, também compareceu ao ato.

Situada na rua Osvaldo Aranha, 934, a Biblioteca Vianna Moog conta com um acervo com 51 mil títulos divididos entre livros, periódicos, audiovisuais e acervo em braile à disposição da comunidade.

Nenhum comentário: