1.4.11

Obras da Rodovia do Parque avançam em direção à free way

Obras da Rodovia do Parque avançam em direção à free way

Parte mais difícil do Lote 3 é a construção da ponte estaiada sobre o Rio Gravataí.
Marcos Merker/Da Redação JORNAL VS
Canoas - Com conclusão prevista para o final de 2012, a BR-448 (Rodovia do Parque) deverá exibir, a partir de abril, novos elementos finalizados no Lote 3, segmento considerado o mais complexo do projeto. O primeiro deles será o viaduto de acesso a Canoas, onde as 64 estacas já estão posicionadas. Segundo o coordenador do Consórcio Gestor da Rodovia do Parque, engenheiro Luiz Antônio Didoné, em meados deste mês a estrutura estará pronta, permitindo o transporte de argila para as rampas do viaduto.
O entroncamento da BR-448 com a BR-290, em Porto Alegre, também avança. Dos 65 blocos e colunas que formam o apoio ao anel de acesso, faltam concluir apenas seis. "Em 40 dias acaba", afirma Didoné. Sobre estas estruturas, serão dispostas 322 vigas, das quais 308 já estão prontas, organizadas no canteiro de obras. Segundo o engenheiro, a montagem iniciará até o final abril.
Cuidados na área de preservação
Conforme o coordenador da Gestão Ambiental da BR-448, engenheiro Adriano Panazzolo, o projeto da rodovia no Lote 3 foi concebido em elevada para minimizar o impacto que a construção poderia causar no Parque Estadual Delta do Jacuí se comparado ao método convencional (aterro). Ele explica que a obra ainda servirá como barreira física para a não-ocupação da Área de Preservação Ambiental (APA), tendo cuidado especial com os recursos hídricos, fauna e flora.
Dados
Outras características da BR-448
- Extensão total: 22,34km
- Pista dupla com controle parcial de acessos
- Duas faixas por sentido no segmento norte e três faixas por sentido no segmento sul
Transferência de famílias
O coordenador do Consórcio Gestor da Rodovia do Parque, Luiz Antônio Didoné, espera avanços quanto às desapropriações de áreas particulares e ao remanejo das 599 famílias da vila Dique, situações que impedem o andamento de trechos da obra. Para o dia 13 de abril está programada audiência para formalizar o processo de expropriações de terrenos. "Até junho, as 300 famílias estarão sendo transferidas para a vila de passagem", acredita.
Contenção de ocupações
Valendo-se de um voo sobre toda a extensão da vila Dique, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas realizou ontem levantamento fotográfico das moradias do local. "Queremos impedir o oportunismo de quem quer ganhar uma casa", explica a secretária Joceane Gasparetto, que junto com a equipe de Gestão Ambiental da BR-448 também confere o cadastro feito à época da elaboração do projeto da Rodovia do Parque para reassentamento. "Temos reforçado a ronda para evitar novas ocupações e pedido ajuda dos moradores cadastrados". Ontem à tarde, a secretaria ainda retirou casas vazias e recolheu restos de materiais, como madeira e alicerces, que pudessem ser usados para construções.
PONTE ESTAIADA
A obra mais difícil do Lote 3 é a ponte estaiada sobre o Rio Gravataí, cujas torres terão de ser moldadas no local, o que exigirá mais tempo para execução. O outro extremo da ponte é o trecho elevado da Rodovia do Parque em Canoas. "A elevada é toda pré-moldada. Utilizará 3,4 mil peças de vigas T. Destas, 3,2 mil já estão prontas." A colocação será feita após a retirada das famílias da Vila Dique.
Licitação a casas definitivas
Depois de realizar ontem mais uma reunião de trabalho com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas, Joceane Gasparetto, acredita ser possível licitar em abril o projeto de construção das 343 casas definitivas para moradores da vila Dique. "Faremos pequenos ajustes na infraestrutura do loteamento para apresentar semana que vem." Ela projeta que os primeiros reassentamentos nestas unidades habitacionais ocorram em janeiro de 2012.
SAIBA MAIS
- Lote 1
Extensão: 9,14km
Trecho: entroncamento da BR-116 com a RS-118 (Sapucaia do Sul) até próximo ao entroncamento com a BR-386 (Canoas)
Consórcio: Sultepa e Toniolo Busnello

- Lote 2
Extensão: 5,30km
Trecho: entroncamento com a BR-386 até próximo à rótula de acesso a Canoas
Consórcio: Construcap e Ferreira Guedes

- Lote 3
Extensão: 7,90km
Trecho: do acesso a Canoas até o entroncamento com a BR-290 (Porto Alegre)
Obras especiais: trecho de 2,62km em rodovia elevada, ponte estaiada com 240m
Consórcio: Queiroz Galvão, OAS e Brasília Guaíba

Nenhum comentário: