25.4.07

UERGS

Carta ao Estado do Rio Grande do Sul

Um Cortejo Fúnebre simbólico.
Centenas de alunos-artistas em luto. É grande a perda.
E esta perda estende-se Rio Grande à fora.
São quase cinqüenta cidades viúvas.
Destas cidades viemos nós, artistas visuais, dançarinos, músicos e atores. Viemos buscar na academia informação, sustentação para nossa arte, humanidade e respeito.
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul voltada às Artes dá forma à utopia do professor-artista, ainda que tênue pela pouca idade que tem.
Esta universidade é a semente de um grande projeto de desenvolvimento social, que alia a inclusão da camada menos favorecida da população no Ensino Superior com a solução para a carência profissional da região em que foi instalada.
Em todo o estado são diversos os cursos oferecidos pela UERGS. O perfil do curso é determinado à partir da demanda da região. O núcleo das Artes, instalado em Montenegro, veio para sanar a carência que têm as escolas desta região de professores de Artes formados.
Mas não são formados professores como em outras universidades. A UERGS aposta na formação de professores-artistas, educadores que na vida praticam arte, que possuam produção artística própria, que sejam íntimos do que ensinam.
Se hoje não comemoramos a excelente qualidade de nossos cursos é porque não sabemos se estes sobreviverão. Não houve vestibular para entrarem novas turmas em 2007.
Nossos professores suspenderam as aulas porque não estão recebendo seus salários.
Dizem que não há dinheiro.
O dinheiro falta quando o benefício é social, mas muito além disso, falta vontade de fortalecer Ensino em Artes.
Arte questiona.
Arte transforma.
Arte educa.
Admiramos e respeitamos todas as engenharias, economias e matemáticas, mas nem só de técnicos se faz uma sociedade.
Vida às Artes
COLETIVO UERGS/Montenegro

Nenhum comentário: