23.11.11

Vanazzi planta árvores na Avenida Alta Tensão

Vanazzi planta árvores na Avenida Alta Tensão
No início da tarde desta quarta-feira, 23, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi participou do plantio de 120 mudas de árvores ao longo da Avenida Alta Tensão, nos fundos da Stihl, no Bairro Fazenda São Borja. As mudas das espécies Tibouchina e Chal-Chal são nativas. As primeiras são de pequeno porte, ornamentais e possuem uma fruta muito apreciada pelos pássaros. As últimas são de porte médio e proporcionam uma boa quantidade de sombra. As árvores não têm raízes capazes de danificar o passeio e formarão um corredor verde ao longo da avenida.        
Vanazzi explica que o plantio integra a política da administração de recuperação ambiental e embelezamento da cidade. “Temos o objetivo de plantar 15 mil mudas até 2014. Se a comunidade colaborar e auxiliar para que as mudas não sejam retiradas ou danificadas, São Leopoldo será uma das cidades mais arborizadas do Rio Grande do Sul”.         
ARBORIZAÇÃO - O diretor de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fabiano De Mari, revela que com estas 120 mudas está sendo alcançado o total de 1,6 mil árvores nativas plantadas em toda a cidade desde a criação do Programa de Arborização Urbana, há cinco meses. “Isto dá uma média de quase 300 por mês. O mais importante é que o projeto prevê arborização em locais onde há déficit e o trabalho não é aleatório: temos um plano de manejo que prevê que a cada três meses, num período de dois anos, voltemos aos locais onde houve plantio para monitorar e replantar as mudas que eventualmente não vingaram”. De Mari acrescenta que outra característica do projeto é que as mudas são plantadas de acordo com o mobiliário urbano, ou seja, para não interferir nas redes de energia elétrica e nem nas construções. “Estamos buscando também a diversificação, utilizando diferentes tipos de árvores nativas”, completa.        
Participaram do ato os secretários municipais de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, do Meio Ambiente, Darci Zanini, de Limpeza Pública, Mário Selli, e da Fazenda, Luiz Fernando Heylmann, além de demais servidores públicos e funcionários da Stihl

Nenhum comentário: