Investimentos de R$ 20 milhões para uma São Leopoldo mais sustentável
O dia de sol foi o cenário da Inauguração da Indústria de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos em São Leopoldo, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 09. A nova estrutura está localizada na Estrada do Socorro, 1550, bairro Arroio da Manteiga. A unidade possui recursos tecnológicos e operacionais alinhados a política de sustentabilidade e às novas normas nacionais para gestão de resíduos. Ao todo serão investidos R$20 milhões no local, pelo grupo Solvi.
O prefeito Ary Vanazzi prestigiou o evento e enfatizou a preocupação que São Leopoldo tem com a natureza. “Queremos entusiasmar a região de forma coletiva, com uma política articulada. Estamos preocupados com o saneamento básico, a recuperação do meio ambiente, o tratamento de resíduos sólidos, e a geração de energia”. Vanazzi lembrou ainda que a Indústria oferecerá um Centro de Educação Ambiental, com o objetivo de aumentar a participação da comunidade nos projetos ambientais.
A secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, parabenizou Vanazzi pelas iniciativas ambientais que estão ocorrendo no município e lembrou que é necessário uma mudança na cultura do comportamento dos gestores e da população. “O que estamos presenciando hoje é uma lição, temos que criar uma nova estrutura de transformação com práticas inovadoras e experienciais eficazes”.
Para alegrar a atividade, o evento contou com um grupo de coral da Escola Estadual Firmino Acauã. O grupo, formado por crianças entre 8 e 10 anos cantou a música: Terra, Planeta Água, de Guilherme Arantes. Comprometidos com a sustentabilidade o grupo distribuiu cascas de laranjas secas com açúcar para as autoridades presentes.
Estrutura da Obra
A empresa responsável pela obra é a Revita – Engenharia Sustentável do Grupo Solvi. Segundo o presidente, Carlos Villa, vai gerar emprego e energia para a cidade. “São Leopoldo está no caminho da sustentabilidade”, avaliou Villa. A indústria ficará em uma área de 130 hectares, no entanto, somente 60 serão utilizados para o empreendimento. Os outros 70 continuarão intactos, preservando a flora e fauna da região. O espaço terá um Aterro Sanitário, que passará por seis fases de implantação. Ele será formado por um maciço único, com taludes de inclinação de um para três, semelhante às inclinações da área de entorno. O local está licenciado para receber, inicialmente, 500 toneladas de resíduos por dia.
Reconhecimento: Segundo dados do Ministério Público Estadual, o município de São Leopoldo é considerado referência para o manejo de iniciativas do meio ambiente. O título ocorreu devido às atividades que estão sendo desenvolvidas na cidade, de caráter sócio ambiental, apresentando novas e eficazes soluções para o tratamento de resíduos urbanos.
Além dos nomes citados, estavam presentes no evento os secretário municipais Paulo Borba (Seplan); Mário Seli (Selimp); Luiz Fernando Heylmann (Semfa), o diretor-executivo do consórcio Pró-Sinos, Julio Dorneles; o deputado estadual Edgar Preto; os vereadores Dolores Pessoa e Daniel Daudt; o presidente do Martin Pescador, Pedro Ivo Marques Reis e demais autoridades da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário