9.8.10

IBOPE - DILMA mantém vantagem

Há nove dias do início do horário gratuito, Dilma mantém a vantagem de cinco pontos sobre Serra

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 02 e 05 de agosto de 2010
Nessa nova rodada nacional para o jornal O Estado de S. Paulo e TV Globo, uma semana após a última divulgada, não se observa nenhuma movimentação relevante do eleitorado. Vale lembrar que o trabalho de campo foi realizado inteiramente antes do primeiro debate na televisão entre os principais candidatos a presidente.

Destaque por segmentos
Apesar da estabilidade nos resultados totais, observam-se algumas oscilações interessantes, ainda que não estatisticamente significativas, em alguns segmentos específicos que, ao longo das últimas pesquisas, vem se mostrando mais voláteis:
- Entre jovens de 16 a 24 anos, oscila para cima percentual de indecisos, enquanto entre os mais velhos, com 50 anos ou mais, Dilma oscila para cima e indecisos para baixo.
- Na faixa de renda mais alta (acima de 10 salários mínimos) oscilação favorável a Dilma em detrimento de Marina Silva. A mesmatendência se observa no outro extremo, renda de até 1 salário mínimo, mas com diminuição dos indecisos.
- No nível superior José Serra oscila para baixo, enquanto Marina e indecisos oscilam para cima.
- É interessante perceber que as oscilações concentram-se entre os eleitores que avaliam a administração do presidente Lula como regular ou ruim/péssima, com pequenas perdas para José Serra e ligeiro aumento de quem pretende votar em branco/nulo ou para Marina Silva.
Intenção de voto espontânea
Não se observam alterações relevantes nesse indicador em relação a uma semana atrás, apesar de um ligeiro aumento no percentual que não sabe responder, 44% hoje contra 39% da rodada de 30 de julho. Dilma é mencionada por 25%, José Serra por 17%, Marina Silva por 4% e o nome do presidente Lula, pela primeira vez, desaparece desse resultado, com 0% de menções.
Segundo turno
Na simulação para um 2º turno, Dilma está com 44% (tinha 46% há uma semana) e José Serra tem 39% (tinha 40%). Indecisos são 9% e os que declaram votar em branco ou nulo são 8%.
Expectativa de vitória
Nada muda também nessa percepção, com 46% acreditando na vitória de Dilma e 31% na de seu principal oponente, José Serra.
Rejeição
Mantêm-se os patamares da onda passada. José Serra tem 25%, Dilma tem 18% e Marina Silva tem 12%.
Avaliação da atual administração
O Presidente Lula conta com a avaliação positiva de 76%, outros 19% consideram sua administração regular e 5% são críticos e avaliam como ruim/péssima. Esses resultados são muito similares aos das pesquisas dos últimos meses.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0984-3/ 2010):
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 02 e 05 de agosto de 2010.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 2.506 eleitores.
Margem de erro: é de dois pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela Globo Comunicação e Participações S/A e S/A O Estado de São Paulo.
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 21697/2010.
Fonte: IBOPE

Nenhum comentário: