17.5.07

São Leopoldo - Fazendo a Nova Cidade!

Prefeitura lança Campanha Municipal de Arborização
Vanessa Souza

Militantes do MPA plantaram mudas na Emef Edgar Coelho
A Prefeitura de São Leopoldo lançou a Campanha Municipal de Arborização no dia 16 de maio. O objetivo é plantar dez mil mudas até junho de 2008. O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) apoiou a iniciativa com visitas nas escolas municipais e panfletagem no centro da cidade.
Devido a chuva que ocorreu durante todo o dia, as atividades programadas para acontecerem junto aos arroios foram adiadas para a Semana do Meio Ambiente, que inicia no final de maio. A programação encerrou com ato cultural no Ginásio Municipal Celso Morbach.
Preservação
A administração municipal e os agricultores buscaram sensibilizar a população para as questões ambientais e a preservação do Rio dos Sinos. A mensagem é para que as pessoas façam sua parte: plante uma árvore, evite a poda, e não jogue o lixo na natureza.O prefeito em exercício, Alexandre Roso, agradeceu o apoio do MPA à preservação e recuperação do Rio dos Sinos. “É fantástico vermos pessoas de outras cidades conscientizando os moradores da nossa região sobre a importância do rio e o que ele significa para nossa cidade”, destacou.
Desenvolvimento sustentável
Plínio Simas, um dos coordenadores do MPA, frisou que em defesa da vida, todos se unem na mesma direção. “A sociedade tem que assumir o papel de preservar, além disso, construir uma sociedade sem poluição, sem veneno através de ações integradas do campo e da cidade”, frisou. Segundo Simas, o lixo é uma forma das grandes empresas lucrarem, com a venda de soluções. Ele acredita que é possível evitar a poluição com uma nova consciência ambiental, voltada para a agricultura sustentável, sem uso de agrotóxicos e o cultivo de árvores frutíferas e nativas. “Os agricultores já produzem agroflorestas, conciliando as árvores com a produção de alimentos”, afirmou, ao criticar o plantio de árvores para extração de celulose, que agridem o meio ambiente.
Contribuição
O titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Darci Zanini, salientou a importância das árvores para a natureza. Segundo ele, as árvores atuam diretamente sobre o clima, qualificam a paisagem da cidade, melhoram a qualidade do ar, diminuem o nível de ruídos, reduzem a poluição, protegem o lençol freático, amenizam a força do vento, servem de habitat para os pássaros e alimento para pessoas e aves. Sobretudo, contribuem para atenuar o aquecimento global.Através do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4º C de temperatura, colaborando para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia.
Espécies indicadas
A Semmam é responsável pela orientação sobre o plantio, distribuição e indicação de mudas adequadas à realidade do município. O órgão ambiental destaca algumas espécies indicadas para arborização urbana que captam grande quantidade de CO2: Chal-Chal, goiabeira da serra, guabirobeira, grumixama, sete-capotes e tarumã.
O município está se destacando pelo trabalho realizado em prol da qualidade ambiental como o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, as obras de drenagem urbana, a coleta seletiva compartilhada, o mutirão Cidade Limpa e licenciamento ambiental.

Nenhum comentário: