Caminhada em defesa da água marca Dia Internacional da Mulher
Os comerciantes pararam para assistir a caminhada de 150 mulheres que percorreram a rua Primeiro de Março, no dia 8 de março. Elas representaram diferentes entidades do município, que se mobilizaram em defesa da água e da preservação do rio dos Sinos. A atividade fez parte da programação da 3ª Semana Municipal da Mulher, que tem como tema central “Água: Fonte de Vida”.
Conquista feminina
A dona de casa Matilde Silva Conceição, 67 anos, participou da caminhada para ajudar o Centro Thalita Khun. “As crianças do centro precisam do apoio das mulheres, por isso participo de todas as atividades possíveis. A nossa vida agora é melhor, porque antes só pódiámos ser donas-de-casa, não podíamos trabalhar. O trabalho foi uma conquista feminina”, lembrou.Já para a representante da cooperativa de reciclagem Uniciclar, Lilian Lau, 43 anos, o Dia Internacional da Mulher é uma vitória. “Convivíamos com preconceito e discriminação no mercado de trabalho. Hoje, evoluímos. Sou catadora e luto pela igualdade social. Acredito que as diferenças estão na mente de cada um”, ressaltou.
Percurso e ato
No começo da caminhada, as mulheres pararam em frente ao Círculo Operário Leopoldense (COL) para um momento de canto e reflexão. Na segunda parada, um grupo de meninos da Escola de Samba União da Vila uniu-se à caminhada, fazendo um show de percussão. A última parada foi em frente à Prefeitura de São Leopoldo, com apresentações de música e discursos em defesa da mulher e da água.
Ricardo Fuchs
O evento encerrou na beira do Rio dos Sinos, onde ocorreu um ato inter-religioso, que reuniu lideranças católicas, evangélicas, espíritas, africanistas e umbandistas. Os religiosos abençoaram a purificação das águas, referendando a importância das mulheres no mundo espiritual e material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário