BR 448
Rodovia do Parque sai do papel
A guardada há 30 anos, a obra da Rodovia do Parque, BR 448, começa a dar sinais de realização, talvez ainda em 2007. Neste mês deverá ser assinado o contrato de execução do projeto de engenharia da rodovia, cujo orçamento é de R$ 5 milhões. Após firmado o contrato, o consórcio vencedor da licitação, Magna/Ecoplan, tem oito meses e meio para concluir o trabalho.Com 22 quilômetros de extensão, a estrada tem como extremos o entroncamento das BRs 116 e 118, no município de Sapucaia do Sul - passa atrás do Parque Assis Brasil, em Esteio, e cruza por viaduto a BR 386, na Tabaí/Canoas -, e a BR 290 em Porto Alegre.
Conforme estimativa do superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit/RS), Marcos Ledermann, em março deverá ser liberado o Orçamento Geral da União. Quando isso acontecer, o Dnit poderá fazer o empenho para o contrato do consórcio.O custo da BR 448 é calculado hoje em, aproximadamente, R$ 250 milhões. Esse valor inclui as desapropriações distribuídas entre três municípios: Canoas, mais intensamente, Sapucaia e Esteio. O prazo de conclusão é de três anos, se houver fluxo permanente de recursos, avalia o Dnit.
No seu traçado, a BR 448 praticamente acompanha o Rio dos Sinos, explicou o superintendente do Dnit/RS. O grande mérito de logística da obra será desafogar o tráfego da BR 116, em Canoas. Todo o fluxo de veículos vindo, por exemplo, da BR 386 não será mais jogado diretamente em Canoas pela BR 116. A BR 448 criará uma ligação direta com a freeway.
Ledermann entende que a Rodovia do Parque resolverá grande parte dos problemas da BR 116, que recebe 130 mil veículos por dia. 'Será um grande alívio de tráfego, principalmente para a população de Canoas, Sapucaia e Esteio.' Ledermann está otimista com o bom andamento do cronograma e a garantia de recursos para o começo das obras em 2007.Por: Correio do Povo
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