Usina de Reciclagem será ampliada em Dois Irmãos
Prefeito, ex-secretário Vianei representando Fontana, conversam sobre a ampliação com Irineu Engelhof e a secretária da Cooperativa, Marlice Lampert Créditos: DIVULGAÇÃO - Jornal O DIÁRIO |
Dois Irmãos - O prefeito Miguel Schwengber foi dar as boas noticias para a equipe da Usina de Reciclagem de Dois Irmãos. A usina que funciona como cooperativa recebeu a aprovação da Funasa para a ampliação do espaço, onde serão investidos R$ 400 mil em 400 m², além da compra de uma empilhadeira. A previsão é de que a obra inicie ainda neste semestre. “Dois Irmãos conseguiu mais esta obra por intermédio do nosso ex-secretário Paulo Vianei junto ao deputado Henrique Fontana. Esta ampliação melhorará as condições de trabalho dos cooperativados da usina.”
Para melhorar ainda mais as condições em que é realizado o trabalho de seleção do lixo orgânico e inorgânico, o município já efetuou a compra de uma nova esteira de separação, de 13,5m que comportará 15 pessoas trabalhando. Atualmente a usina funciona com apenas uma esteira, a mesma de 17 anos atrás quando a cooperativa foi criada. Segundo o tesoureiro da Cooperativa, Irineu Engelhof, por ter uma esteira pequena, muito material acaba escapando da seleção mais minuciosa. “Hoje não temos nem lugar para caminhar direito. Com esta ampliação o trabalho vai melhorar bastante, o espaço ficará mais organizado e arejado.”
Mais espaço com nova cozinha e refeitório
A ideia para ampliação do espaço já existe há mais tempo. “Quando eu assumi a secretaria de Serviços Urbanos tomei conhecimento da aflição da equipe da Usina quanto ao pequeno espaço físico e a quantidade de material que recebiam. Depois assumi a Secretaria de Administração e então concretizamos a ideia de terceirização parcial do recolhimento do lixo seco e também começamos a trabalham com projetos para a ampliação do espaço físico da usina.”, conta o ex-secretário, Paulo Vianei.
A coleta seletiva, que reverte em material para a Usina existe há 17 anos de maneira ininterrupta. Futuramente a prefeitura pretende construir um espaço com cozinha, refeitório e sala de aula para que os alunos de Educação Ambiental possam conhecer de perto o trabalho realizado pela usina de reciclagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário