São Leopoldo ganha fábrica de elevadores da Hyundai
19 de janeiro de 2012 ZERO HORA
São Leopoldo ganhou a disputa pela fábrica de elevadores que a Hyundai construirá no Estado. O anúncio oficial do investimento de US$ 30 milhões será feito em uma cerimônia no município no dia 4. A decisão foi tomada recentemente, mas não foi divulgada porque, primeiro, deveria ser revelada aos prefeitos de Santa Maria e Novo Hamburgo, que também tinham interesse no empreendimento, negociado durante a visita do governador Tarso Genro à Coreia do Sul, no ano passado.
O grupo da Hyundai já escolheu, inclusive, salas no Tecnosinos onde ficará trabalhando nesta primeira etapa.
A prefeitura de São Leopoldo terá amanhã uma reunião técnica, no Palácio Piratini, para definir a cerimônia. Por enquanto, não está definida a localização da futura fábrica: pode ser no distrito industrial São Borja, próximo às instalações da Stihl, em uma área de 10 hectares, com possibilidade de futura expansão de mais 25 hectares. Mas também acabou de ser vistoriada uma outra área: no bairro Arroio da Manteiga, na zona norte de São Leopoldo.
Protocolo com a Petrobras
Um dia antes, no dia 3, a Petrobras, Hyundai, Samsung e governo do Estado assinarão um protocolo de intenções que vai avaliar a possibilidade de o Estado receber um investimento de US$ 4,5 bilhões. A verba poderá ser aplicada aqui se for implantado um terminal de regaseificação e uma fábrica de fertilizantes em Rio Grande. Será instalado um grupo de trabalho para analisar a viabilidade de implantá-los, com prazo de seis meses para apresentar suas conclusões.
Os coreanos, que já estiveram várias vezes no Estado, têm discutido constantemente o assunto com a Petrobras. A Samsung, por exemplo, dispõe de uma nova tecnologia para transportar gás. Ao término do trabalho do grupo, vai ser conhecido o preço do metro cúbico do gás no final do processo, fase vital para embasar a decisão que será tomada depois. A fábrica de fertilizantes seria uma das que garantiriam demanda ao terminal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário