Liberado primeiro viaduto estaiado do Estado na BR-116
Os motoristas que costumam trafegar pela BR-116, na altura do km 250, vão perceber, a partir de hoje, a diminuição no congestionamento local. Isso por que na manhã desta terça-feira (31) o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, acompanhado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do governador Tarso Genro, inaugurou o primeiro viaduto estaiado (suspenso por cabos de aço) do Rio Grande do Sul, o viaduto da Unisinos. Foram investidos R$ 33 milhões, com recursos provindos do PAC. Também participaram do ato o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Hernesto Fraxe, o superintendente do Dnit, Vladimir Casa, secretários municipais, deputados estaduais e federais.
Os trabalhos iniciaram em agosto de 2009 com a terraplanagem e, em fevereiro de 2010, efetivamente, a construção do viaduto. No total, o projeto tem aproximadamente 2,6 mil metros de extensão, incluindo as alças, e de viaduto são 120 metros. A obra facilita o trajeto para os motoristas que se deslocam entre o Vale dos Sinos e Porto Alegre pela BR-116, além disso, torna o acesso a Unisinos mais seguro, já que o Dnit estima que 7 mil veículos devam transitar diariamente pelo viaduto.
Durante este período de construção, foram encontradas algumas dificuldades como por exemplo, a desapropriação de parte de um motel e a mudança no projeto devido a presença de uma rede subterrânea de gás natural que não estava prevista. Para o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, mesmo com as dificuldades encontradas, a obra irá trazer segurança e à população. “Vai beneficiar não só os moradores de São Leopoldo, mas de toda a região e mais ainda quem trafega pela BR-116 levando cargas, por exemplo. O viaduto vai mudar a rotina econômica e social da nossa cidade”, salientou Vanazzi.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, elogiou o viaduto e disse ser uma bela obra. Além disso, aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de uma passarela para pedestres e afirmou que a sinaleira de acesso a Avenida Unisinos (penúltima da BR-116), será mantida por mais alguns dias. ”
O viaduto tem passagem para pedestres, mas a sinaleira será mantida por enquanto. Mesmo assim e até mesmo a pedido dos moradores locais, até o final de fevereiro será realizado o edital para a construção de uma passarela que deverá ser concluída até o final do ano”, concluiu o ministro.Logo após o descerramento da placa e do pronunciamento das autoridades, o viaduto da Unisinos foi liberado para o tráfego de veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário