16.12.11

Dilma anuncia construção da segunda ponte do Guaíba

Dilma anuncia construção da segunda ponte do Guaíba

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (13), durante solenidade de entrega de 114 retroescavadeiras a prefeituras gaúchas no Cais do Porto, na Capital, a construção da segunda ponte do Guaíba. A presidente garantiu que a licitação para o projeto executivo deverá ser lançada ainda em janeiro. Estimada em R$ 900 milhões, a obra será pública. O ato também marcou o lançamento do portal Rede Brasil Rural.
Ao confirmar os investimentos no Estado, a presidente disse que a preferência pelo projeto executivo visa evitar problemas de preço e de engenharia, e que o estudo de viabilidade técnica-econômica já foi contratado pelo Governo Federal. Dilma reafirmou que a parceria com o RS é estratégica. "A ponte vai permitir que um imenso número de produtos possa chegar ao Porto de Rio Grande e de lá sair para o resto do Brasil", afirmou.
Acompanhado de secretários, deputados e prefeitos, o governador Tarso Genro agradeceu a atenção do Governo Federal às obras de infraestrutura em solo gaúcho e disse que o olhar da presidente para a região reflete no ânimo do Estado. O chefe do Executivo destacou que o Estado passou a integrar o processo de crescimento, desenvolvimento e distribuição de renda promovido pela União. "A sua presença é importante pois o RS não conversava com a Federação, era um Estado que não tinha uma agenda política e econômica com a União", salientou.

Além de garantir que o País vive uma nova etapa de desenvovlimento social, o governador afirmou que o RS precisava reavaliar algumas decisões. "O Estado compreendeu que era necessário consertar diretrizes estratégicas para afirmar o progresso social, para fortalecer a nossa base produtiva, reorganizar nossa infraestrutura e, sobretudo, para promover condições de cidadania social e política", explicou.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que o tamanho da obra exige pelo menos entre 12 e 15 meses para a conclusão do projeto. "Vamos fazer de tudo para concluir antes, se for possível. Depois disso, nós partiremos para fazer a licitação da empresa responsável pelo projeto. A nossa expectativa para o prazo de construção oscila entre 2,5 e 3 anos", destacou.
Secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque comemorou o anuncio da construção da segunda ponte do Guaíba, que terá 1,9 quilômetro de extensão - em um complexo viário de 8 quilômetros - e que inclui a Rua Dona Teodora. "A atual ponte do Guaíba é um dos principais gargalos de risco enfrentados pelo Estado e é preciso correr atrás do tempo perdido. Se a ponte trancar em cima, ficamos 200 quilômetros mais distantes de Pelotas, na zona Sul do Estado. Se trancar em baixo, ficamos com problemas de combustível e gás".
A atual ponte permanece, em média, 30 dias por ano paralisada, considerando o número de içamentos. Os transtornos provocam grande perda econômica e muito atraso. Além de reforçar a importância de que a altura da nova ponte seja de pelo menos 40 metros, Beto disse que o custo da não realização da obra chega a R$ 200 milhões por ano. "Essa é a medida que dialoga com o futuro da navegação, precisamos estar preparados para isso", afirmou, acrescentando que o governo do Estado irá negociar com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre para que a altura seja preservada.
Retroescavadeiras
Junto com o prefeito José Fortunati, ministros e prefeitos, a presidente Dilma Rousseff entregou 114 retroescavadeiras a 126 municípios gaúchos. A medida faz parte da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2) para municípios com até 50 mil habitantes e visa garantir o escoamento da produção rural e a manutenção de estradas vicinais.
A presidente também fez o lançamento nacional da Rede Brasil Rural, um portal na internet para organizar todas as etapas da cadeia produtiva dos empreendimentos da agricultura familiar - da produção ao mercado consumidor. A ideia é aproximar os produtores dos fornecedores de insumos, da logística de transportes e de consumidores pelo endereço eletrônico www.redebrasilrural.mda.gov.br.

Nenhum comentário: