Sindicalistas, servidores e deputados unificam luta em defesa dos serviços públicos
A reação da oposição para barrar o processo de desmonte do Estado patrocinado pelo governo Yeda Crusius vem através da articulação de uma rede estadual em defesa dos serviços públicos e do lançamento da 12ª Marcha dos Sem, que acontece no dia 23 de novembro, no Rio Grande do Sul. Estes foram os principais resultados do I Seminário em Defesa dos Serviços Públicos, realizado nesta terça-feira (24), no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. O evento foi organizado por 24 sindicatos e pela Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos e contou com a participação dos deputados petistas Adão Villaverde, Elvino Bohn Gass e Stela Farias.
Sindicalistas e deputados condenam a política do governo estadual responsável pela venda de ações do Banrisul, pelo desmonte da Emater e pelo corte de 30% no custeio da máquina pública envolvendo áreas relevantes como saúde, educação e segurança. Além disso, criticam a intenção da governadora de alterar as estruturas da TVE, do Theatro São Pedro, da Ospa, da Cesa, Procergs, além de outras fundações.
A presidenta da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, deputada Stela Farias, disse que a idéia é intensificar as reuniões do movimento, promover atos, criar comitês regionalizados de defesa dos serviços públicos, dialogar com a sociedade e mudar a visão de que os serviços públicos são ineficientes. Segundo ela, o seminário teve o caráter de superar diferenças e construir um movimento de resistência ao desmonte do Estado.
Na parte da manhã, Tarso Cabral Violin, da Universidade Federal do Paraná, e Carlos Maldonado, secretário de Gestão Pública de Várzea Paulista (SP), abordaram a "Concepção de estado: alternativas de desenvolvimento". A mesa foi coordenada pelo presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, e pela deputada Stela. O período da tarde foi reservado a apresentação de diagnósticos e relatos sobre o desmonte da máquina estatal no Rio Grande do Sul. "Nossa proposta foi desdobrar o debate teórico em ações práticas", pontuou a deputada petista, convencida de que este é o primeiro passo para reverter a política de enfraquecimento do Estado e fortalecer os serviços públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário