6.6.07

São Leopoldo - Fazendo a Nova Cidade!

Vanazzi e Paim assinam parceria no projeto Cantando as Diferenças

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o senador Paulo Paim assinaram o termo de cooperação técnica e política do projeto Cantando as Diferenças, que foi lançado na tarde de hoje (4/6), na Câmara de Vereadores, durante a programação da Semana do Meio Ambiente. O auditório lotado demonstrou a importância do projeto para a comunidade. Além de estudantes da rede municipal de ensino de São Leopoldo, idosos, jovens de Novo Hamburgo, entre outras pessoas da comunidade participaram do evento. Os estudantes apresentaram mensagens ressaltando a preocupação com as questões ambientais, tema do projeto que será desenvolvido na cidade. Os textos foram entregues para o prefeito e o senador.
Segundo Paim, o foco do projeto em São Leopoldo será o meio ambiente junto com a questão da discriminação. O Cantando as Diferenças tem a finalidade de promover a inclusão social de grupos discriminados por etnia, raça, gênero, idade, livre opção sexual, pessoas com deficiência e condição social. E conta com outros diversos parceiros, entre eles o Centro de Integração Paulo Paim (CIPP), Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (Sintec-RS), Instituto de Pesquisa em Acessibilidade (Ipesa/Ulbra), Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadores de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), as prefeituras de Gravataí, de Nova Santa Rita e de Taquari.
Paim destacou que é bom quando vem para uma prefeitura como São Leopoldo, que já tem na prática do projeto Cantando as Diferenças, desenvolvendo políticas públicas de inclusão social e por isso deverá ser modelo para os demais municípios brasileiros e também estrangeiros. “Este é um grande momento. Estou muito feliz. Muito bom saber que temos prefeituras como essa. Isso é cidadania, pensar no futuro, viver, envelhecer e até morrer com dignidade. Vida longa ao Rio dos Sinos, ao projeto e a essa prefeitura que já é exemplo para ser seguido em todo o país”, afirmou.
O senador também pontuou o trabalho realizado pelo prefeito Ary Vanazzi, que coordenou a ação dos municípios para busca de recursos e a viagem para o exterior, onde mostraram que aqui na região estão lutando para recuperar o Rio.
O prefeito Ary Vanazzi enfatizou que existem muitos desafios pela frente. Para ele, muita coisa tem que ser feita e obras qualquer gestor tem obrigação de fazer, mas investir em políticas públicas poucos fazem. “Elas são invisíveis, mas fundamentais para resgatar o sonho, a esperança, a auto-estima e a dignidade das pessoas”, comentou ao ressaltar a importância de participar do projeto, agradecendo a parceria com o senador. O prefeito também desafiou os jovens ao afirmar que eles são o presente e que acredita que podem ajudar a construir o futuro com cidadania, colocando consciência e coragem na cabeça dos mais velhos.
Vanazzi destacou as principais ações de inclusão social da Administração Popular, entre elas os programas voltados para a juventude, o Programa de Auxílio Solidário, que atende cerca de 1.500 famílias, a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM), da Juventude (CMJ) e de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (Comppir).
A estudante Diéssica Motta, 16 anos, acredita que o projeto vai ser bom. “Nossa prefeitura agora está melhor do que antigamente, porque não era voltada para os jovens. Agora está realizando estes projetos”, comparou.
O presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto, apresentou um vídeo com imagens do crime ambiental que causou a morte de mais de 85 toneladas de peixes no Rio dos Sinos em outubro de 2006. O representante do Sintec, Ricardo Nerbas, o presidente da Câmara de Vereadores, Ary Moura, o diretor do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Luiz Antônio Castro, e secretários municipais também acompanharam a cerimônia. O grupo teatral Luz e Cena apresentou esquete, após a fala do frei Jolimar.

Nenhum comentário: