20.8.11

São Leopoldo recebe homenagem na Assembleia Legislativa


São Leopoldo recebe homenagem na Assembleia Legislativa



No Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (18), a deputada estadual Ana Affonso prestou homenagem aos 187 anos de São Leopoldo, cidade Berço da Colonização Alemã no Brasil. Na ocasião, a parlamentar recebeu dezenas de autoridades locais e estaduais e, após a homenagem, os alunos do Grupo de Danças Alemãs Fröhlicher Kreis, da Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Me-Quer, apresentaram-se no Plenário 20 de Setembro.

Em seu discurso, Ana destacou que o município de cerca de 214 mil habitantes figura entre as 50 economias do Brasil e está na 11ª colocação no Rio Grande do Sul. “Temos muito o que comemorar, visto que a cidade vive um momento promissor no qual um futuro com qualidade de vida para as novas gerações está sendo construído. Mas, há também que se reverenciar um passado de glórias e de muita luta e trabalho”, disse ela, que também fez um resgate da história leopoldense.

A deputada lembrou, por exemplo, que, em 1824, os 39 imigrantes alemães que chegaram a São Leopoldo foram lançados à própria sorte. Nos primeiros anos, tiveram que enfrentar a Guerra dos Farrapos. Já no século XX, o município sofreu com as duas grandes guerras mundiais, dada a participação da Alemanha no conflito. Segundo a deputada, quanto ao território, São Leopoldo já contou com uma área que ultrapassava 1000 km², dos quais se originaram mais de 20 municípios. Atualmente, a cidade tem cerca 100 km².

Realizações
A parlamentar também deu destaque às realizações que vêm sendo efetivadas no município nos últimos sete anos, durante o governo do prefeito Ary Vanazzi, nas áreas da educação, saúde, assistência social, habitação popular, saneamento, segurança pública, economia, entre outras. “Em 2004, pesquisas indicavam que 45% dos leopoldenses tinham orgulho de sua cidade. Hoje sabemos que este índice atinge mais de 90%”, disse, salientando, ainda, que devem ser observadas ações municipais de gestão pública voltadas à democratização do Estado, como a criação da Secretaria do Orçamento Participativo.

“A parceria dos governos Vanazzi, Lula e Dilma foi e é muito promissora para a cidade, pois reorganizou a ação de Estado no âmbito municipal. Uma das primeiras medidas do prefeito Vanazzi foi levar a Brasília projetos que chegavam a R$ 1 bilhão, dos quais mais de R$ 700 milhões já foram captados em sete anos. Assim, o município pôde construir ações inéditas para a história da cidade e que se tornam referência para o Brasil”, afirmou.

Autoridades prestigiaram o pronunciamento
Estiveram presentes no Grande Expediente, autoridades como o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o secretário municipal de Planejamento Paulo Borba, a vereadora Dolores Pessoa, o secretário estadual da Habitação e Saneamento, Marcel Frison, o deputado federal Alexandre Roso, o presidente do legislativo leopoldense Ary Moura, o vice-reitor da Unisinos, padre José Ivo Follmann, o reitor da Faculdade de Teologia, Oneide Bobsin, entre outros.

Nenhum comentário: