Formatura de 40 novos guardas municipais reforça segurança em São Leopoldo
A formatura dos 40 novos guardas municipais de São Leopoldo reuniu familiares e autoridades políticas e policiais, no plenário da Câmara de Vereadores, no dia 8 de outubro. O grupo em breve irá reforçar o efetivo da Guarda Municipal (GM), que contará com 106 agentes no combate e prevenção à violência no município.
Atualmente, dos 40 guardas municipais, 15 já estão na ativa. Os novos vão trabalhar na parte operacional da GM, ou seja, no monitoramento pelas câmeras de vídeo e no controle da Central de Operações. Também devem atuar no patrulhamento com motos, bicicletas e viaturas, fazendo a ronda nos parques, praças, escolas e postos de saúde.
Diplomação
Os diplomas foram entregues pelo subsecretário nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Robson Robin; prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; secretário de Segurança Pública, Carlos Sant’Ana; delegado da Polícia Federal, José Antônio Dorneles de Oliveira; delegado da Polícia Civil, Mário Wagner; e pré-reitor de Administração da Unisinos, Célio Pedro Wolfart. O formando Sandro Lopes Soares representou a turma, fazendo uma homenagem ao corpo docente do curso de formação dos novos guardas municipais, que ocorreu entre 5 de fevereiro a 9 de julho.
Combate e prevenção à violência
O secretário Sant’Ana aproveitou a ocasião para criticar os boatos equivocados sobre os índices de violência no município que ultrapassavam os do Rio de Janeiro. De acordo com Sant’Ana, no mapa da violência de todos os municípios brasileiros, São Leopoldo ocupa a 394ª posição e a capital carioca ocupa a 107ª posição.
“No Estado, estamos na 11ª posição nos índices de criminalidade. São 38 casos por 100 mil habitantes. Conseguimos reduzir o índice que ocupávamos antes de assumirmos o governo”, destacou. Sant’ Ana contestou os boatos, denunciando a falta de respeito com as ações do Gabinete de Gestão Integrada de Fiscalização e Segurança Urbana (GGI/FSU). “Somos pioneiros no GGI e nossas ações envolvem o combate e prevenção à violência, por intermédio da atuação integrada entre a GM e as polícias Federal, Rodoviária, Militar e Civil”, reforçou.
Policiamento cidadão
O delegado da Polícia Civil, Mário Wagner, alertou aos novos guardas municipais que o uso da arma de fogo é último recurso no combate à violência. “O estudo e o conhecimento são fundamentais para atividade policial, pois evitamos a força física. Os policiais precisam ter mais cultura para conseguirem ter maior poder de diálogo e conciliação em situações de conflito. A cultura garante a capacidade de negociação, dispensando o uso da arma de fogo. Quando usamos a força física somos comparados aos infratores. Porém, quando usamos a sabedoria, somos mais reconhecidos pela sociedade”, manifestou.
Ações integradas
O secretário da Senasp, Robson Robin, parabenizou o prefeito municipal pela parceria com a Unisinos e os órgãos municipais para prevenção e combate da violência. “Temos que garantir que a União, o Estado e os municípios olhem para onde a vida acontece, que é na cidade. Precisamos combater a violência com o conhecimento e ações integradas entre as policias”, salientou.
Investimentos
Ary Vanazzi enfatizou os investimentos feitos pela prefeitura em parceria com o Governo Federal para qualificação dos guardas municipais, para as oficinas de prevenção à violência e para aquisição de novos equipamentos (viaturas, motos, rádios, vans e câmeras de vídeo).
“Para combatermos a violência nos municípios do Vale do Sinos, discutimos a criação de um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, a fim de articular os policiais da região”, comentou. “Entre as nossas ações, pretendemos formar 17 mil agentes de prevenção à violência no município, que estão na comunidade escolar”, completou.
O prefeito falou que irá garantir mais escolas de quinta a oitava série para que os jovens tenham perspectiva de vida e não caiam na violência. Ele finalizou o discurso, referendando os 40 novos guardas municipais que vão reforçar o efetivo da GM. “Até o final do ano, teremos uma forte corporação e vocês todos terão orgulho de nossa cidade, pois vamos trabalhar para reduzir os índices de violência no município”, finalizou.
Formação
O curso de formação dos 40 novos guardas municipais foi feito em parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos e Senasp. Foram 600 horas/aula de teoria e prática de condicionamento físico, seguindo a matriz curricular da Senasp. A capacitação reuniu docentes da Unisinos, da Administração Popular e de integrantes da Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Nenhum comentário:
Postar um comentário