27.8.07

São Leopoldo - Fazendo a Nova Cidade!

Pró-Sinos e missão holandesa firmam parceria


Ricardo Fuchs

Documento tem objetivo de formalizar futura colaboração entre NWP e Pró-Sinos
O Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e a missão do governo holandês firmaram uma parceria no dia 24 de agosto. O presidente do Pró-Sinos e prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o representante da Netherlands Water Partnership (NWP), Hans Wouters, assinaram a carta de intenção para cooperação entre o consórcio e o órgão público holandês. O documento tem o objetivo de formalizar a futura colaboração entre a NWP e o Pró-Sinos, dentro da estrutura de execução de atividades para a reabilitação da Bacia do Rio dos Sinos.
Parceria
Vanazzi destacou o momento histórico que a região vive por dois aspectos. Primeiro por unificar interesses sobre o tema Rio dos Sinos, da água e do meio ambiente. Em segundo lugar, por unificar prefeitos com diferentes visões políticas e ideológicas. “Temos certeza que essa parceria vai ser um passo importante para a construção do tratamento de esgoto na região. O conhecimento e experiência da Holanda darão suporte, estímulo e força para buscarmos recursos do Governo Federal”, frisou.
Wouters parabenizou o consórcio pelas informações, as técnicas já empregadas e o conhecimento visto na região. “Encontramos uma realidade mais avançada do que esperávamos. Temos certeza que o trabalho em conjunto é um passo para no futuro chegarmos ao objetivo desejado”, frisou.
Melhorias
O presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), Aloysio Bohnen, enfatizou que com a fundação do consórcio e a iniciativa de trocar conhecimentos com o Velho Mundo poderá ser construído um mundo possível. “Sonhamos com a vida e olhamos para nossas potencialidades e como chegar aos melhores resultados à medida que somamos esforços, buscando envolver políticos, estudiosos, igrejas nessa jornada em favor da vida”, ressaltou.
Ações
A primeira atividade pretendida pela parceria é aperfeiçoar os termos de referência do plano regional de saneamento básico para a Bacia do Rio dos Sinos. A NWP também facilitará o fornecimento de uma segunda opinião e propostas para os melhoramentos relacionados aos objetivos ambientais de longo prazo para a bacia.
O termo expressa a intenção do Consórcio Pró-Sinos em incluir a expertise holandesa em atividades de colaboração que podem incluir: negócios institucionais, treinamento profissional, planejamento, design e gestão de projetos, operação e transferência de tecnologia, entre outros pontos que as partes interessadas acordarem. O documento sela a parceria buscada com uma visita dos representantes do Pró-Sinos à Holanda em maio e a missão de pesquisa e levantamento de dados efetuado pelos representantes da NWP durante esta semana.
Participantes
Os membros da diretoria executiva do Pró-Sinos, vice-presidente e prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini; diretor-geral e prefeito de Rolante, Pedro Luis Rippel; o chefe do Escritório da Delegação Comercial Holandesa, Philippe Schulman; e os técnicos holandeses Kees de Korte e Frank de Zanger acompanharam a cerimônia. Também estiveram presentes no ato os prefeitos de Campo Bom, Caraá, Dois Irmãos, Esteio, Nova Hartz, Portão, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga e Taquara, além dos representantes de Três Coroas.
O prefeito Ary Vanazzi entregou uma lembrança da cidade e o presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto, entregou a ave símbolo do instituto para os integrante da missão.

Nenhum comentário: