São Leopoldo - O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, inaugurou no sábado, 10, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Verde, no Parque Panorama, bairro Scharlau. Na ocasião, Vanazzi assinou o decreto 6.467 que cria a escola e a lei municipal 7.216 que dá nome à escola. O prefeito também apresentou para a comunidade a diretora da EMEI, professora Magda Kirsch, e a supervisora, professora Alicia Iva Met.
Participaram também da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Prieto, o secretário Geral de Governo, Paulo Borba, a secretária de Educação, Maria Luiza Sedrez, o secretário do Orçamento Participativo, José Carlos Pereira, o presidente da Associação dos moradores do Parque Panorama, Leandro de Souza e conselheira do OP da região norte 1, Elci Ferreira.
O secretário do OP, José Carlos Pereira, falou sobre a mobilização popular se destacando para a melhoria da região. “Essa é uma demanda essencial para esta região, agora vocês poderão trabalhar mais tranquilos sabendo que seus filhos estarão bem e perto de casa. Quando a comunidade se organiza, as coisas acontecem e assim vemos que o OP é fundamental para garantir que todas as regiões consigam ter seus anseios atendidos”, disse o secretário.
Para a secretária de Educação, Maria Luiza Sedrez, a EMEI Jardim Verde inicia um novo ciclo de educação com integração do Meio Ambiente. “Assumimos o compromisso não só de construir a escola, mas também um projeto de preservação ambiental, esta escola é um modelo, aquecimento natural, aproveitamento das águas da chuva e uma horta são algumas das questões envolvidas neste projeto”, destacou Maria Luiza.
Viviane Almeida Ferreira é moradora da região e estava emocionada com a estrutura da creche. “Visitei todas as salas, está tudo muito lindo. Minha mãe teve muita dificuldade para nos levar para a creche quando nós éramos pequenos. Tinhamos que atravessar a BR e andar muito. Estou muito feliz de saber que poderei ter meu filho matriculado mais próximo de casa”.
Um dos diferenciais da Jardim Verde é o projeto arquitetônico que inclui placas de células fotovoltaicas para captar energia do sol, coletores de água das chuvas que é reaproveitada nos banheiros da escola e uso da iluminação natural.
São três salas com banheiros e pia, que comportaram as crianças do Infantil (1,2,3), dois berçários (com fraldário, lactário e quarto de repouso), sala de atividades múltiplas, refeitório (com cozinha e despensa) e salas da direção. O projeto segue regras rigorosas de acessibilidade com rampas, portas amplas e banheiros adaptados, além de uma plataforma elevatória que liga o pátio a cobertura. O investimento é de cerca de R$ 1,8 milhão.
A EMEI, que foi uma demanda do OP, terá 115 vagas destinadas a crianças de zero a 5 anos e 11 meses de idade distribuídas em seis turmas. A equipe será formada por 12 professoras e 14 auxiliares de ensino.
Inscrições
As inscrições estarão abertas no período entre 19 e 30 de julho, das 9h às 17h, na própria escola, localizada na Rua Presidente Lucena, esquina com a Rua Elvino Bühler, no Parque Panorama, bairro Scharlau. As aulas começam no dia 30 de agosto.
A documentação necessária para inscrição será divulgada esta semana no comércio da comunidade e também na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário