9.6.10

SÃO LEOPOLDO - Prefeitura construirá 309 moradias no Loteamento Cerâmica Anita

SÃO LEOPOLDO - Prefeitura construirá 309 moradias no Loteamento Cerâmica Anita

Crédito fotos: Romeu Finato

São Leopoldo - O dia de ontem, 7, mudou a história do jovem casal Luciano dos Santos, 21 anos, e Anacléia Tobias, 17. “Teremos uma nova vida, com mais tranqüilidade”, resumiu Luciano, enquanto acariciava a barriga da esposa grávida de seis meses. Eles receberão uma das 309 unidades habitacionais que a Prefeitura de São Leopoldo construirá em parceria com a Caixa Econômica Federal no Loteamento Cerâmica Anita.
O local foi ocupado em 2009 por 180 famílias ligadas ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). Após um longo debate com os moradores, a Prefeitura conseguiu incluir a área no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Os atuais abrigos darão lugar a casas com dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda, com área total de 45,35 m². As unidades serão destinadas a famílias com renda até três salários mínimos. O Semae implantará redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Para nós é uma alegria ter chegado a esse entendimento. Muitos oportunistas tentaram se atravessar, tumultuar o processo, mas conseguimos negociar uma solução boa para todas as partes”, destacou. Vanazzi pediu para que os moradores não vendam o patrimônio.
“Às vezes passamos por momentos difíceis e queremos nos desfazer dos bens para ganhar dinheiro. Mas esse não é o caminho. Pensem nos filhos de vocês antes de vender a casa para morar na rua”, alertou.
O representante do MNLM, Mauro Dias, parabenizou o Executivo por ter encontrado uma solução para o problema. “Nesse um ano e pouco trabalhamos muito. As secretarias em conjunto fizeram um grande trabalho”, afirmou. Os antigos donos da área também estavam presentes na assinatura. O loteamento receberá investimentos de R$ 12,6 milhões.
Participaram do ato os secretários municipais Paulo Borba (Secretaria Geral de Governo), Isabella Albrecht (Habitação), Fábio Bernardes (Cidadania e Assistência Social) e Ronaldo Vieira, diretor geral do Semae.

Nenhum comentário: