Regional Vale do Sapateiro do PT reune setorial da Habitação
Para promover a partilha de ideias e experiências dos integrantes dos governos administrados pelo PT nas áreas de Habitação, Saúde, Meio Ambiente, Planejamento/Projetos e Educação a Micro Regional Vale do Sapateiro do PT iniciou nesta quinta feira, dia 26, em Sapiranga a debater o tema da Habitação.
Os participantes que são coordenadores e secretários municipais da área da Habitação, debateram as experiências que a Administração de Sapiranga tem apresentado à população. Conforme Cleber Nascimento, Secretário de Habitação de Sapiranga, na Administração Nelson Spolaor tem projetos para a construção de 11776 casas populares conveniados pela Prefeitura e o Governo Federal em vários programas como PSH e FNHIS onde a União transfere recursos a fundo perdido para a construção de moradia a população de baixa renda. Nascimento informou aos presentes, que somente em 2 projetos habitacionais que estão sendo administrados pela secretaria, está havendo a geração de 350 empregos diretos. Apresentou ainda os diversos projetos que envolvem as Cooperativas Habitacionais e que no município constroem centenas de moradias e também o Programa PAR que é administrado pela Caixa Econômica Federal que tem empreendimentos na cidade que deverá iniciar as obras em breve.
O grupo debateu ainda os projetos do Governo Lula na área e se mostraram admirados com o novo projeto de construir 1 milhão de casas lançado nesta semana.
Ficou definido que será realizado um Seminário Regional na área da Habitação e será convidado os representantes do Governo Lula para discorrer sobre o novo projeto.
Para a representante da prefeitura de Novo Hamburgo, Márcia Rosa, é necessário estar preparados para buscar os recursos que o Governo Lula tem disponibilizado para atender a grande massa humana que vive em sub habitações na região do Vale do Sapateiro. Márcia também aponta para a necessidade do debate na região acerca da especulação imobiliária e diz que a fala do Presidente Lula vai ao encontro da realidade da região. Fala ainda que se faz necessário com urgência que as administrações municipais apontem para mecanismos que possam modificar a realidade, pois as áreas urbanas estão nas mãos de poucos. Para o secretário de Planejamento e Habitação de Nova Hartz, Benedito Bertae, a política habitacional do PT para a região pode ser fortificada se os programas do Governo Lula forem buscados em conjunto pelos representantes dos executivos, visto que a realidade dos municípios é muito parecida.
Para o Coordenador Regional, Luiz Fernando Heylmann, o encontro atingiu as expectativas, pois a questão habitacional no momento do Brasil é uma das causas mais debatidos por toda a sociedade e isso é fruto da luta de um conjunto de movimentos sociais que de longa data vem debatendo a causa. Diz ainda que os investimentos do Governo Lula representam a conquista de um direito que alijava milhões no Brasil e que o PT no governo em 8 municípios dos 13 de região, deve apresentar soluções rápidas para que o direito a moradia digna possa ser mais uma conquista do Jeito Petista de Governar na região.
Conforme Heylmann, estão previstos mais 5 seminários setoriais, sendo no dia 02/04 em Campo Bom na área da SAÚDE, dia 16/04 em Nova Hartz na área de Planejamento/Projetos, no dia 23/04 em Dois Irmãos na área de Meio Ambiente e 30/03 em Novo Hamburgo na área de Educação. Também será realizado no dia 07/05 em Estância Velha o Seminário com o Vereadores eleitos do PT na Região Vale do Sapateiro.
A Micro Regional Vale do Sapateiro do PT é composta dos municípios de Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Picada Café, Dois Irmãos, Araricá, Estância Velha, Ivoti e Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Lindolfo Collor e Presidente Lucena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário