Governo Lula criará 50 novas escolas de educação infantil no RS
A construção de escolas de educação infantil em municípios de 21 estados, nas cinco regiões do país, vai movimentar em 2008 R$ 341,7 milhões.
Os recursos do governo federal se destinam a construir, mobiliar e equipar 484 escolas para crianças de zero a seis anos. As novas escolas fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que é uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado em 24 de abril de 2007. No Rio Grande do Sul serão 50 escolas uma em cada município (ver lista abaixo).O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS) diz que uma das prioridades do presidente Lula é a educação. "Esse investimento maciço em educação mostra o compromisso que temos com a educação, especialmente de crianças que precisam de escolas boas e qualificadas para posteriormente passarem pelo ensino fundamental, médio e alcançar a universidade. A excelência da escola infantil é o começo de tudo", ensina o parlamentar.
Cada um dos 484 municípios que assinou convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2007, vai construir uma escola. Além dos recursos públicos, na faixa de R$ 707 mil para construção, mobiliário e equipamentos de cada escola, o FNDE oferece às prefeituras um projeto arquitetônico padrão de escola, elaborado pelo laboratório de projetos do Departamento de Engenharia da Universidade de Brasília. O projeto será encaminhado às prefeituras em março.
De acordo com informações da coordenação-geral de infra-estrutura do FNDE, setor encarregado do Proinfância, o modelo padrão é de uma escola com 1.100 metros quadrados, oito salas de aula, uma cozinha industrial, refeitório, sala de amamentação, sanitários e área de recreio coberta. A escola terá todos os equipamentos necessários ao atendimento infantil e um laboratório com 12 computadores para uso dos alunos. Será de responsabilidade da prefeitura, providenciar o terreno com a dimensão mínima de 2.800 metros quadrados para a construção, horta escolar, área de recreação ao ar livre, área verde e estacionamento. Assim que a prefeitura receber do FNDE o modelo padrão de escola, ela precisa lançar edital para seleção da construtora e comunicar ao fundo a escolha. Para receber a verba completa, a prefeitura tem que executar o modelo padrão e prestar contas dos recursos.
Municípios gaúchos contemplados:
ARARICA; ARROIO DO SAL ;ARROIO DOS RATOS ; ARROIO GRANDE; BAGE ; BOM JESUS ; CACEQUI; CACHOEIRA DO SUL; CANDELARIA ; CAPIVARI DO SUL; CHARQUEADAS; DOM PEDRITO; ENCANTADO ; ENCRUZILHADA DO SUL ; ESPUMOSO ; GUAPORE; IBIRUBA ; IMBE ; ITAARA ; JULIO DE CASTILHOS ; LAGOA DOS TRES CANTOS ; MINAS DO LEAO ; NAO-ME-TOQUE ; NOVA HARTZ ; OSORIO ; PALMEIRA DAS MISSOES ; PICADA CAFE ; PORTAO ; PORTO XAVIER ; QUARAI ; QUINZE DE NOVEMBRO ; RESTINGA SECA ; RIO PARDO ; ROLANTE ; SALVADOR DAS MISSOES; SANTA VITORIA DO PALMAR ; SANTIAGO ; SANTO ANGELO ; SANTO ANTONIO DO PLANALTO ; SAO GABRIEL; ; SAPIRANGA ; SOBRADINHO ; SOLEDADE ; TAPERA ; TAQUARA ; TENENTE PORTELA;; TUPANCIRETA URUGUAIANA ; VACARIA; VENANCIO AIRES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário