29.5.12

Pró-Sinos inaugura usina de reciclagem de resíduos da construção civil

Pró-Sinos inaugura usina de reciclagem de resíduos da construção civil
São Leopoldo - O Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Pró-Sinos inaugurou nesta segunda-feira, 28 de maio, a sua Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil no bairro Arroio da Manteiga. O projeto orçado em R$2 milhões beneficiará diretamente os municípios consorciados ao Pró-Sinos, transformando seus resíduos em matéria-prima e gerando economia de recursos naturais e financeiros. A cerimônia reuniu prefeitos, deputados estaduais, vereadores, representantes da Fundação Banco do Brasil, a equipe técnica do Pró-Sinos, secretários de meio ambiente e interlocutores dos municípios consorciados.
O presidente do Consórcio Pró-Sinos e prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, parabenizou a Fundação Banco do Brasil pelos recursos fornecidos para a construção da Usina, salientando o compromisso e preocupação social com a população. Em seguida, o prefeito comentou sobre o trabalho do Pró-Sinos na bacia do Rio dos Sinos. "A tarefa mais difícil deste Consórcio foi convencer os municípios a se consorciarem conosco. Hoje estamos fazendo uma revolução na questão ambiental, realizando uma diminuição de custos e reutilizando o que descartamos no meio ambiente", finaliza. Em seguida, os participantes foram convidados para descerramento da placa inaugural da usina e observar o funcionamento da máquina operadora.
A Usina
A usina de reciclagem foi construída com recursos fornecidos pela Fundação Banco do Brasil, BNDES, Pró-Sinos e Prefeitura Municipal de São Leopoldo/RS, e contará com um britador móvel que poderá ser transportado para outros municípios e suportará de 25 a 30 toneladas de resíduos por hora, e um fixo no próprio local, reciclando 60 ton. p/h. Após a extração da matéria reciclada, o mesmo deverá passar por uma triagem especial para a retirada de pedaços de madeira e outros materiais. Além disto, o local contará com uma escola da Construção Civil para capacitação da mão de obra, geração de trabalho e renda para a população de baixa renda. Segundo o diretor executivo do Pró-Sinos, Julio Dorneles, a usina ainda está em fase de testes de 15 a 30 dias, não havendo comercialização dos produtos gerados durante este prazo.

Nenhum comentário: