11.12.09

Mais mil árvores na beira do Arroio Kruse

Mais mil árvores na beira do Arroio Kruse
Foto: Ricardo Fuchs
O plantio está sendo feito nos fundos do parque náutico da Ginástica

Layz Ibarra, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Sperb, estava radiante na manhã do dia 10 de dezembro. "Posso colocar em prática aquilo que trabalhamos em sala de aula. O aquecimento global está acabando com o planeta e o plantio de árvores é a forma mais eficaz de combatê-lo".
A colega de Layz, Tainá Schorn, de 13 anos, que integra com a amiga um grupo de teatro do educandário, concorda: "Recolher lixo, plantar árvores e auxiliar o meio ambiente são as maneiras corretas de construir uma vida melhor para todos". Junto com mais de 20 colegas, as gurias participaram, no dia 10 de dezembro, da ação Mais Mil Árvores para São Leopoldo.
Parceria
A parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), com a Sociedade Ginástica de São Leopoldo deve estar concluída em uma semana e recuperará uma Área de Preservação Permanente (APP) do Arroio Kruse, próximo ao Rio dos Sinos. O plantio está sendo feito nos fundos do parque náutico da Ginástica, com acesso pela Avenida Imperatriz Leopoldina, ao lado da Semov.
Ação

Mais de um hectare está recebendo árvores frutíferas e nativas. "Se as autoridades mundiais estão reunidas em Copenhagen discutindo soluções para o clima, nós estamos aqui partindo para a ação", destacou a coordenadora de Educação Ambiental da Semmam, Adriane Centenaro.
Ela entende que é necessário pensar globalmente e agir localmente. Por isso, mais de 30 alunos da Escola Municipal Olímpio Albrecht vieram da Feitoria. "Eles pedalaram até aqui hoje cedo e nos ajudaram na limpeza e preparo para o plantio", revela.
CIEE
A atividade conta também com 26 alunos do CIEE. A coordenadora do Projeto Aprendiz da entidade, Cátia Servo, informa que o grupo realizou várias atividades ao longo do ano, como caminhada ecológica no Parque Imperatriz, palestra sobre consumo consciente, culminando com a participação no plantio.
Árvores
O titular da Semmam, Darci Zanini, informa que serão mais de 1,2 mil árvores. "Além de reflorestar, estamos recuperando a mata ciliar", explica. Para Leandro Padilha, presidente da Ginástica, o plantio é um ganho para toda a comunidade.
"Se a área está aqui e pode receber árvores, por que não fazê-lo? É uma parceria da entidade com a prefeitura que vai render frutos para todos". Padilha entende que a área pode ser futuramente utilizada por escolas para passeios ecológicos.

Colaboração

A Stihl também colabora no plantio. Cedeu uma perfuratriz manual para abrir os buracos. Até o final, mais de 500 voluntários deverão participar. O local é uma Área de Especial Interesse Institucional e Ambiental (AEIIA).

Nenhum comentário: