11.2.09

Ministra Dilma inaugura em São Leopoldo primeira obra do PAC no RS

Ricardo Fuchs
Projeto incluiu alargamento das pistas e colocação de tubulação para duplicar escoamento de esgoto
A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estará em São Leopoldo no dia 13 de fevereiro para inaugurar a revitalização da avenida João Corrêa, a primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser concluída no Rio Grande do Sul.
A cerimônia será na esquina da rua Independência com João Corrêa, às 9h30. Também estará presente o ministro das Cidades, Márcio Fortes.
Depois do ato, também em São Leopoldo, os ministros estarão no lançamento das obras de extensão do metrô a Novo Hamburgo, a partir das 10h15, na avenida Mauá, em frente ao número 704, próximo à avenida Imperatriz Leopoldina, aonde serão construídos os pilares de continuação do trem, e posteriormente seguirão até Novo Hamburgo para conhecer a futura estação Liberdade, na avenida 1º de Março, 5268.
O prefeito Ary Vanazzi ressalta a importância da obra da João Corrêa para São Leopoldo e região: "É um empreendimento de R$ 18 milhões e a presença da ministra Dilma na inauguração demonstra a importância do investimento e também o interesse do governo Lula em impulsionar o desenvolvimento na nossa região".
Revitalização
O projeto teve início em março de 2008 e cumpriu o cronograma, apesar das adversidades do tempo e alterações freqüentes no trânsito. A obra foi desenvolvida em três etapas em um trecho de 3.105 metros e garantiu a duplicação da galeria de escoamento pluvial, o alargamento da avenida, que comporta seis pistas de rolamento, com expansão de 2,5 metros em cada lado, a cobertura e plantio de grama, além da revitalização do passeio público.
"É uma obra que mudou a cidade, não só pela melhoria do trânsito, mas pela ampliação do escoamento, evitando os constantes alagamentos no Centro", enfatiza Vanazzi.
Obras
O primeiro trecho que recebeu as melhorias foi o da rua Jacy Porto até a Casa de Bombas, em dois lados da via, nos bairros Vicentina e São Miguel. O segundo, compreendeu a revitalização entre a BR-116 e a rua Independência e o terceiro, da Independência até a rua Felipe Matte, com troca de tubulação pluvial.
Vanazzi destaca o impacto visual que a obra causa. "A João Corrêa foi ampliada, melhorando o acesso de quem entra ou sai da cidade pela BR-116. Mesmo com as modificações no trânsito e transtornos gerados durante a obra, o resultado impressiona a população. É um novo cartão postal da cidade", complementa.
No local, novas luminárias também foram instaladas, assim como palmeiras foram plantadas na extensão da avenida, que é uma das principais vias de acesso ao Centro Industrial de São Leopoldo, localizado na zona leste.
Alterações no trânsitoPor conta da inauguração, serão bloqueadas as seguintes ruas:
- Florêncio Câmara, entre Marquês do Herval e 1º de Março;
- Independência, entre Florêncio Câmara e Frederico Wolfenbuttel, onde será o estacionamento para autoridades, visitantes e imprensa;
- A partir das 16h do dia 5 de fevereiro, será interrompido o trecho da Independência entre a Florêncio Corrêa e a João Corrêa para montagem do palco.
Mais detalhes sobre a obra
Antes
- Uma única galeria de 3 X 2 metros, totalizando 6 metros quadrados;
- Malha rodoviária: duas pistas de 6 metros de cada lado e canteiro central de 8 metros;
- Vários tipos de postes de iluminação (madeira, concreto, alturas diferentes) e luminárias de vapor de sódio de 400 Watts.
Hoje
- Duas galerias de 3 X 2 metros em concreto pré-moldado, dobrando a vazão da aduela que existia anteriormente, totalizando 12 metros quadrados;
- Redução do canteiro central para 4 metros (a largura é variável, dependendo do ponto); plantio de gramas e de Palmeiras Imperiais;
- Dez metros de pista de cada lado, cada qual com duas pistas para circulação (3,5 metros cada) e uma para estacionamento (3 metros);- Iluminação totalmente modificada. Os modernos postes de concreto, colocados com um espaço (vão) de 30 metros entre um e outro e com a mesma altura, colaboram para uma considerável diminuição da poluição visual; rede elétrica nova;
- Todas as 80 luminárias do trecho entre a avenida Mauá e a BR-116 são novas: são lâmpadas de 250 Watts de vapor metálico. Apesar de menos potentes, proporcionam mais iluminação do que as anteriores devido ao material. A durabilidade das luminárias é o dobro e proporcionam uma economia de quase 40% (as antigas eram de 400 W e as atuais são de 250 W).
- As calçadas foram padronizadas dos dois lados da avenida, desde o trem até a BR-116. O novo calçamento é de basalto e a largura das calçadas é de 3 metros.

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