6.11.07

São Leopoldo - Fazendo a Nova Cidade!

SÃO LEOPOLDO - Comunidade entrega proposta de orçamento na Câmara de Vereadores


Lideranças da comunidade entregaram ontem, 31, na Câmara de Vereadores a Lei Orçamentária do município para o ano de 2008. Uma caminhada foi realizada entre a Prefeitura e a Casa Legislativa para marcar o ato. O prefeito Ary Vanazzi, acompanhado por secretários e vereadores, comandou a atividade.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara Ary Moura. A população ocupou o plenário para acompanhar a solenidade. “Com as demandas tiradas dos encontros do Orçamento Participativo (OP) temos certeza de estar construindo uma nova relação entre governo e sociedade civil”, destacou Nestor Schwertner, secretário municipal do OP.

O prefeito Ary Vanazzi também ressaltou a importância da opinião de todos os setores da cidade: “Hoje o OP é uma peça de democratização das finanças públicas. O cidadão se torna sujeito das ações do município”.

Diante das autoridades e do público, o conselheiro Mauro da Silva falou sobre o processo. “Me sinto orgulhoso por fazer parte da criação dos projetos, propondo uma nova ótica de realizar obras”, enfatizou.

O orçamento total será de R$ 440 milhões, somando a administração direta e indireta e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. No ano passado, o orçamento foi de R$ 311 milhões. Segundo o prefeito, diversos fatores contribuíram para o incremento.
“Desde que assumimos, aumentamos em 19% a receita com a modernização da máquina pública e a fiscalização mais rígida sobre devedores”. Da tribuna, Vanazzi salientou a parceria com a União. “Estamos a todo momento enviando projetos e buscando recursos para São Leopoldo”, acrescentou. A prioridade serão as obras de saneamento nos arroios Kruze, Cerquinha e João Correa.

Para o presidente do Legislativo, a participação popular favorece a atuação dos vereadores na votação do orçamento. “Eu não me considero alijado do processo. Pelo contrário, todas as demandas foram amplamente debatidas nas assembléias. Estou contemplado na medida em que a comunidade opinou. Estive presente em todas as reuniões e tenho certeza que a vontade do povo esta contemplada”, garantiu Ary Moura.

Nenhum comentário: