4.12.12

São Leopoldo participa do balanço nacional do Programa Minha Casa Minha Vida

São Leopoldo participa do balanço nacional do Programa Minha Casa Minha Vida
Não foi uma mudança qualquer. Na manhã de hoje (4), os novos moradores do residencial Malta, bairro São Miguel em São Leopoldo, receberam as chaves dos novos apartamentos na presença do governador Tarso Genro e do prefeito Ary Vanazzi, sob os olhos atentos da presidente Dilma Rousseff, que acompanhava o ato por transmissão via satélite em Brasília. “Quero frisar que não são apenas 256 apartamentos. São 256 frutos de uma batalha. Hoje nossos sonhos se realizam. A partir de agora temos uma moradia para a nossa vida seguir adiante”, destacou Lisiane Rangel, uma das beneficiadas.
A solenidade nacional faz parte do balanço do programa Minha Casa Minha Vida, que atingiu 1 milhão de casas entregues, mais 2 milhões de contratadas. São Leopoldo ficou entre as quatro cidades selecionadas para a comemoração de hoje junto com Macaíbas (RN), Bom Conselho (CE) e Rio de Janeiro (RJ). O município gaúcho construiu 10 mil moradias nos últimos 7 anos, fato que gerou a distinção nacional.
Formado na política de luta pela moradia, o prefeito Ary Vanazzi agradeceu a escolha e deu conselhos aos presentes. “Construímos, ao longo de 7 anos, mais de10 mil novas unidades. Tiramos pessoas de locais precários, irregulares e trouxemos para apartamentos dignos, com quadra esportiva, churrasqueira e acessibilidade. Aqui, vocês tem que construir o seu canto, o seu lar.” Vanazzi lembrou que não é possível adquirir duas vezes imóveis pelo programa. “O CPF de vocês fica registrado. Pode ser a última chance de comprar um apartamento com tamanho benefício. Não vendam. Pensem em vocês e nos seus filhos”, destacou.
O governador Tarso dirigiu-se inicialmente a presidente Dilma. “Minha mensagem é de agradecimento, pois, mais do que um programa de moradia e qualidade de vida, trata-se de aumento de emprego e de renda para a população”. Aos presentes, disse que as unidades não foram gratuitas e sim resultado de esforço. “Todos aqui pertencem a famílias de trabalhadores, gente que acorda cedo, tem filhos e merece uma vida melhor”, ressaltou.
O ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, lembrou que o governo federal colocou na pauta o acesso à casa própria. “É uma questão de prioridade, de destinação de recursos que antes iam para outros fins. Cabe também uma reflexão sobre o uso do dinheiro do FGTS. Durante muito tempo esses recursos não eram usados para o conjunto da população em obras de habitação e saneamento”.
O residencial Malta, situado na rua Lindomar Borba, no bairro São Miguel, zona Oeste de São Leopoldo, apresenta guarita individual de entrada, salão de festas, espaço para churrasqueiras, playground e uma quadra esportiva. Cada apartamento, todos com dois quartos, terá direito a um box descoberto para estacionamento e possuem medidores individuais de água e energia elétrica. A faixa de renda dos cadastrados varia de zero a R$ 1,6 mil.