27.3.12

INTERDIÇÃO DO HOSPITAL CENTENÁRIO É SUSPENSA!


INTERDIÇÃO DO HOSPITAL CENTENÁRIO É SUSPENSA!
Decisão proferida nos autos do processo nº 5005206-54.2012.404.7108/RS, pela Dra. Mônica Aparecida Canato, da Justiça Federal de Novo Hamburgo, suspendeu a interdição ética promovida pelo CREMERS.
Segue o teor da decisão:
...
"Entendo presentes os requisitos para a concessão de antecipação de tutela. O hospital municipal presta serviço público essencial e há potencial prejuízo a integridade física e risco iminente de perecimento de vidas por falta de atendimento médico ou atendimento médico inadequado ou insuficiente.
Vislumbro boa-fé por parte do hospital municipal em procurar sanar as irregularidades, como demonstrou seu procurador: no dia 23 de março de 2012, a Administração Pública Municipal teria encaminhado ao CREMERS proposta de readequação técnica e administrativa, a qual seria analisada e discutida em reunião que se realizaria dia 29, no entanto, o Município foi surpreendido na tarde desta terça-feira (27/03/2012) pelo CREMERS acerca da decisão que decretou a interdição do exercício ético da medicina no Hospital Centenário, com eficácia a partir da zero hora do dia 28 de março de 2012.
Com razão o procurador: de fato, o hospital municipal é o único hospital do município de São Leopoldo, o qual absorve grande parcela de atendimentos da região metropolitana e também do vale dos sinos; e o problema da falta de condições de funcionamento ou condições insalubres dos hospitais públicos no Brasil é freqüente e de difícil resolução.
Morrer por falta de atendimento ou morrer por atendimento inadequado. Esta a escolha que se impõe a justiça neste plantão. Compreendo a precariedade do serviço publico prestado pelo hospital municipal: TODAS AS RESPONSABILIDADES ADMINISTRATIVAS, CIVIS E CRIMINAIS DEVEM SER APURADAS. Considero e respeito o posicionamento do órgão de classe - CREMERS, MAS DECIDO PROTEGER A POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA E CARENTE MANTENDO O HOSPITAL EM FUNCIONAMENTO. ALGUM ATENDIMENTO É MELHOR QUE NENHUM ATENDIMENTO.
DECIDO POR MANTER O HOSPITAL EM PLENO FUNCIONAMENTO DEVENDO ATENDER TODOS QUE NECESSITAREM DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE, E NA IMPOSSIBILIDADE DE FAZÊ-LO, DEVERÁ ENCAMINHAR OS PACIENTES A OUTROS HOSPITAIS PÚBLICOS, OU PARTICULARES ÀS EXPENSAS DA MUNICIPALIDADE. O QUE NÃO PODERÁ FAZER É DEIXAR A POPULAÇÃO DESATENDIDA E DESAMPARADA.
Esta é a oportunidade do Município de São Leopoldo de dar efetividade a um dos principais fundamentos da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana, e aos princípios fundamentais do direito à saúde à vida, bem como dar eficácia e efetividade plena ao previsto na Lei nº 8.080/90, em seu artigo 2º:
'Art. 2o - A saúde é um direito fundamental do ser humano devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1o - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.'
Bastante pertinente a citação trazida pelo procurador: '... o Ministério Público Federal, em seu parecer, opinou que 'se os Poderes Públicos não vêm gerindo com a eficiência esperada esse hospital, resta buscar responsabilização dos culpados e lançar mão de meios diretos para que os recursos públicos encontrem emprego útil nesse setor. Certamente que a proibição de funcionamento do hospital, por via da decisão do Conselho de Medicina, constitui meio desproporcionado ao fim que se destina. Não constitui novidade que o princípio da razoabilidade, que tem estatura constitucional (STF: ADIn 958, julgada em 11.5.94, ADIn 1.158, DJ 26.5.95, entre outras), não se compadece de medidas que acarretam ônus ou danos desnecessários ou desproporcional ao benefício desejado no caso dos autos, não se demonstrando que a drástica medida que conduz ao fechamento do hospital era a única disponível para salvaguardar outros valores de ordem constitucional, a medida não vence o teste da razoabilidade, invalidando-se também por esse vício intrínseco'.'
CONCEDO A ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PLEITEADA PARA SUSPENDER OS EFEITOS do Auto de Interdição Ética nº 004/2012 DURANTE A TRAMITAÇÃO DESTA AÇÃO. À consideração do Juiz Federal do processo. Cite-se. Intime-se o MPF. Intimem-se. INFORMEM-SE O NÚMERO DE MORTES E SUAS CAUSAS DESDE O INÍCIO DA FISCALIZAÇÃO DO CREMERS
Ante o exposto,

Novo Hamburgo, 27 de março de 2012.

MÔNICA APARECIDA CANATO
Juíza Federal

FHC visitou Lula em hospital

FHC visitou Lula em hospital

Ex-presidentes do Brasil: FHC visitou Lula em hospital na manhã desta terça-feira
Foto: Instituto Cidadania

Jornal VS
Ex-presidentes do Brasil: FHC visitou Lula em hospital na manhã desta terça-feira
São Paulo - A manhã desta terça-feira foi marcada pelo encontro de dois ex-presidentes no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Luiz Inácio Lula da Silva, que estava no local para realizar uma sessão de fonoaudiologia, recebeu a visita de Fernando Henrique Cardoso. Os dois rivais políticos conversaram aproximadamente 50 minutos.
Na semana passada, a ex-senadora e ex-candidata à presidência Marina Silva também visitou o Lula. As informações são do Instituto Cidadania.

26.3.12

Vereador Décio Heylmann se reúne com Secretário da Segurança

Vereador Décio Heylmann se reúne com Secretário da Segurança


Na semana passada o veredor Décio Heylmann do PT de Picada Café, em conjunto com o Deputado Estadual Luís Lauermann estiveram reunidos com o Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels. Na oportunidade o vereador apresentou as demandas do Município de Picada Café, estando na pauta a permanência da Viatura S10 no Município, a ampliação do efetivo policial, a transferência da soldado Kelli Pedroso para Picada Café e a implantação de sistema de câmeras de vigilância.

Sobre a Viatura S10, Michels ficou de averiguar a situação e encaminhar uma solução para que o veículo fique permanentemente em serviço no Município. Conforme Décio Heylmann, o comando da corporação em Picada Café lhe deu ciência de que já recebeu ofício do comando regional de que a viatura não será mais deslocada para o POE.

Sobre a transferência da soldado Kelli Pedroso, que mora em Linha Olinda e atua na capital, o Secretário de Segurança enfatizou que essa demanda deva ser tratada em conjunto com a ampliação do efetivo de Picada Café no segundo semestre quando haverá a incorporação de um novo contingente de policiais militares que estão em processo de formação. Para Michels, com a formação da nova turma, é possível ampliar em mais 2 membros a corporação cafeense.

O Deputado Luís Lauermann enfatizou o pleito do vereador Décio Heylmann sobre a política de instalar câmeras de vigilância em Picada Café e nos municípios vizinhos. Segundo Décio, o secretário Michels se mostrou adepto a ideia e orientou o deputado e o vereador que propusessem para 2013 a organização de um consórcio de municípios que margeiam a BR 116 e VRS 865 para que em conjunto com o Estado fossem adquiridos os equipamentos e sua manutenção. Para Michels, a utilização das câmeras de vigilância tem sido úteis no combate a criminalidade e contribuído na redução dos custos para manter as cidades mais seguras.

23.3.12

Vanazzi e autoridades visitam área do Distrito Industrial da Zona Norte.

Vanazzi e autoridades visitam área do Distrito Industrial da Zona Norte
Como parte de seu cronograma de visitas às principais obras de São Leopoldo, o prefeito Ary Vanazzi foi ao Distrito Industrial acompanhado dos vereadores Carlos Fleck, Nestor Schwertner, Maria Dolores Pessoa, e dos secretários municipais Fernando Menezes, de Planejamento e Coordenação, Armando Motta, de Obras Viárias, e da equipe técnica do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
A visita teve como objetivo acompanhar o andamento das obras do distrito, que passa pelos processos de pavimentação e construção da estação e rede de abastecimento de água, que abastecerá não só o local, mas parte do Bairro Arroio da Manteiga. As autoridades acompanharam também as obras na área que a Coreana Hyundai ocupará no distrito. Segundo Vanazzi, a fábrica de elevadores poderá construir no local a maior torre de testes de elevadores da América Latina, semelhante a uma existente na Coréia.
O distrito, que tem 30 hectares, sendo 29 mil metros quadrados de área verde, já possui rede elétrica e terá ligação com a Estrada do Socorro e com a Avenida Atalíbio Taurino de Resende. São ao todo 66 lotes, que estão sendo vendidos a preço de custo de infraestrutura, com tamanhos entre 1 mil e quatro mil metros quadrados. “É um local com R$11,4 milhões de investimento, que trará grande oferta de empregos e desenvolvimento, não só para a região norte, mas para toda a cidade de São Leopoldo. Só para termos uma idéia, mais de 120 empresas demonstraram interesse no local pela oportunidade de crescimento que ele oferece. Prova de que a área é de fundamental importância, é a Hyundai, que instalará a principal fábrica de elevadores da América Latina no local”, destaca o secretário Menezes.

Comitiva convida Tarso Genro para Festa do Aipim

Comitiva convida Tarso Genro para Festa do Aipim
Comitiva, acompanhada dos deputados Edegar Pretto e Luís Lauermann, fez convite ao Governador do Estado
Créditos: João Arnhold - São José do Hortêncio
A comitiva da XIV Festa Municipal do Aipim esteve no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para convidar o governador Tarso Genro para as festividades do município. Eles estiveram acompanhados do deputado estadual Luis Lauermann. O evento ocorre no Parque Municipal nos dias 13,14,15, 20, 21 e 22 de abril. "Será uma grande festa de valorização da cultura da região", destacou o deputado. O governador disse que fará um esforço para participar do evento e conferir de perto as obras de asfaltamento da VRS-874, estrada que liga o município a São Sebastião do Caí.

14.3.12

Décio Heylmann é o Candidato a Prefeito pelo PT de Picada Café

Décio Heylmann é o Candidato a Prefeito pelo PT de Picada Café

Dezenas de filiados do PT de Picada Café participaram do Encontro Municipal do PT na Câmara Municipal de Vereadores que definiu por aclamação que o Vereador Décio Heylmann deve ser o Candidato a Prefeito para as Eleições de 2012.
Com a participação da Secretária Geral do PT-RS Eliane Silveira, os filiados se pronunciaram na intenção de que Décio Heylmann tem todas as condições de ser Prefeito de Picada Café porque, além de saber os caminhos para buscar recursos em Brasília e no Governo do Estado, ele tem a "alma do povo" como disse uma filiada.
Já o diretor de política com agroindústria do Governo Tarso, Ricardo Fritsch, disse que uma administração moderna tem uma secretaria de captação de recursos e tem certeza que o Décio Heylmann não deixará perder recursos que são tão necessários para a nossa população.
Ao se pronunciar como Candidato a Prefeito pelo PT de Picada Café, Décio Heylmann disse que acata a sugestão de vários filiados que disseram que a porta dos fundos do Gabinete do Prefeito deve ser fechada para que nunca mais um prefeito deixe de atender a população porque saiu pela porta dos fundos. Quando ganharmos a eleição vou convidar vários companheiros que nunca foram atendidos e em conjunto, com tijolos e cimento vamos fechar aquela porta porque a função de prefeito é atender a todos.
O diálogo com todos foi enfatizado pelo candidato a prefeito do PT. Disse que o nosso lema de campanha é a proposta da participação de todos os partidos que queiram construir uma Picada Café Melhor e Para Todos. Temos um bom diálogo com todos os partidos e queremos a parceria de cada um que queira trabalhar para o progresso de Picada Café e nesse sentido se apresentar como uma possibilidade aos demais.
Décio Heylmann disse que esse espírito de trabalho em grupo já vem sendo desenvolvido em sua experiência como vereador onde ele e os demais colegas vereadores tem atuado para defender os interesses de toda a população. As votações de aprovação ou reprovações de projetos na câmara geralmente são por unanimidade e isso demonstra que com diálogo é possível se pensar, planejar e decidir pelo melhor de Picada Café.
Os filiados também definiram por duas comissões eleitorais. Uma delas é para organização da chapa de candidatos a vereadores do PT e a outra é a Comisao de Negociação com os demais partidos. Essa última é composta por Marlon Luís Cardoso, Décio Heylmann, Ricardo Fritsch, Ivo Marconi e Luiz Fernando Heylmann. A Comissão de Organização da chapa de candidatos a vereadores é composta por Ivanir Hubler, Gilnei Wohlmuth, Felipe Dieter, Sandro Rogerio dos Santos e o Presidente do PT Marlon Luís Cardoso.
 
Jornal O Diário 14/03/2012

11.3.12

Lula recebe alta e deixa hospital após uma semana de internação

Lula recebe alta e deixa hospital após uma semana de internação

Ex-presidente estava internado no Sírio-Libanês em SP deste o dia 4.
Foram diagnosticados pequenos focos de infecção nos pulmões.

Do G1 SP

O ex-presidente Lula ao deixar o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula) 
O ex-presidente Lula ao deixar o hospital Sírio-Libanês, em SP (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Inst. Lula)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica na tarde deste domingo (11) e deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 15h15. Lula saiu de carro acompanhado da mulher, a ex-primeira dama Marisa Letícia, sem falar com a imprensa. O ex-presidente havia dado  entrada no hospital há uma semana, no dia 4. Foram diagnosticados dois pequenos focos de infecção, um em cada pulmão.
Após a alta, o cardiologista Roberto Kalil Filho, um dos médicos responsáveis pelo tratamento, disse em frente ao Hospital Sírio-Libanês que o estado geral do ex-presidente é muito bom. "Ele continua tomando antibiótico, mas está se alimentando bem, come praticamente tudo. A tendência é de que fique cada vez melhor", disse.
Em nota, o hospital informou que Lula deverá receber antibiótico ambulatorialmente no hospital até o dia 16 de março. Ainda segundo o Sírio Libanês, o paciente atingiu uma acentuada melhora clínica e normalização dos exames de sangue e da tomografia de tórax.
O ex-presidente Lula posa para foto com a equipe médica e a mulher, Marisa, antes de deixar o hospital (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula) 
O ex-presidente Lula posa para foto com a equipe médica e a mulher, Marisa, antes de deixar o hospital (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)
A recomendação médica é para que o ex-presidente fique em repouso nesta semana e volte ao trabalho na semana que vem. "Esperamos que retorne a vida normal nas próximas semanas", afirmou Kalil Filho.
Segundo o cardiologista, Lula ainda precisa se submeter a um exame final de controle previsto para o fim do mês. "O ex-presidente me fez vir aqui esclarecer qualquer dúvida e vocês serão informados de cada passo (do tratamento)", afirmou Kalil aos jornalistas na tarde deste domingo.
PneumoniaLula chegou a apresentar febre durante a internação, além de uma pneumonia leve. Os médicos disseram que a infecção pulmonar apareceu porque houve uma queda no sistema de defesa do organismo do ex-presidente. O fato é considerado normal para um paciente que enfrentou três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia para combater um câncer na laringe.
saiba mais
Durante esta semana, as visitas chegaram a ser suspensas para que o ex-presidente usasse menos a voz.
De acordo com o oncologista Artur Katz, exames preliminares mostraram que não há mais tumor na laringe de Lula. “Os exames feitos ontem [domingo, dia 4] não revelam presença de tumor. Entretanto, é importante frisar: esses exames não foram feitos com esse objetivo”, explicou o médico. “Ainda há muito processo inflamatório, muito inchaço, e o inchaço não permite uma avaliação adequada.”
Veja a nota divulgada pelo Hospital Sírio-Libanês na tarde deste domingo: "O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu alta, hoje (11/03), do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O paciente alcançou uma melhora clínica e deverá receber antibiótico, ambulatorialmente, no hospital até o dia de 16 de março. Durante a internação, o paciente atingiu uma acentuada melhora clínica e normalização dos exames de sangue e da tomografia de tórax. A equipe médica que o assiste é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Paulo Hoff e David Uip."

2.3.12

Na posse de Crivella, Dilma chora e defende política de coalizão

Na posse de Crivella, Dilma chora e defende política de coalizão

Presidente lamentou a saída de Luiz Sérgio do Ministério da Pesca.
'Infelizmente', às vezes é preciso 'prescindir' de algumas pessoas, disse.
Priscilla Mendes e Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
Dilma se emocionou ao falar sobre a saída de Luiz Sérgio do Ministério da Pesca (Foto: Dorivan Marinho / Agência Estado)
Dilma se emocionou ao falar sobre a saída de Luiz Sérgio do Ministério da Pesca
 (Foto: Dorivan Marinho / Agência Estado)
A presidente Dilma Rousseff chorou ao lamentar, nesta sexta-feira (2), durante cerimônia de posse de Marcelo Crivella no Ministério da Pesca, a saída de Luiz Sérgio de sua equipe de ministros. Ela defendeu a existência de alianças e coalizões políticas como "essência para que o Brasil seja administrado" e disse que, "infelizmente", às vezes é preciso "prescindir" de algumas pessoas no governo.
"Luiz Sérgio, você foi e é um amigo e um parceiro que compreende a natureza de um governo de coalizão assim como a dedicação que a política muitas vezes acaba por nos impor em nome dos interesses do país", disse a presidente.
Luiz Sérgio, você foi e é um amigo [...] que compreende a natureza de um governo de coalizão assim como a dedicação que a política muitas vezes acaba por nos impor em nome dos interesses do país."Dilma RousseffCrivella é apontado como uma indicação estratégica para aproximar o governo do setor evangélico. Ex-integrante da bancada evangélica no Congresso, ele assume o único ministério do PRB, seu partido, em substituição a Luiz Sérgio,que, sob Dilma, já havia ocupado a pasta das Relações Institucionais.
"A história recente do Brasil, de afirmação da democracia [...], tem sido marcada pelo exercício do poder por meio de alianças e coalizões politicas. Nisso o meu governo não é diferente. Esse é um país extremamente complexo, múltiplo e democrático. Assim sendo, a constituição de alianças políticas é essência para que o Brasil seja administrado, para que o Brasil seja governado de forma democrática e, ao mesmo tempo, que o governo represente os interesses da nação", disse Dilma.
A presidente ainda disse que Luiz Sérgio tem sua "gratidão", seu "respeito", sua "admiração" e sua "amizade". Eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, ele volta a ocupar seu cargo na Câmara.
'Lealdade'
Após a cerimônia de posse, Luiz Sérgio afirmou que a "emoção de Dilma" tem um significado importante e garantiu que continuará leal ao governo apesar de ter sido demitido do comando da Secretaria da Pesca.
"Essa emoção para mim significa muito. Significa que houve uma consideração e um reconhecimento pelo meu trabalho e pela minha lealdade com o governo", disse.
O ex-ministro, que agora reassumirá o cargo de deputado federal, minimizou o fato de ter sido "sacrificado" em prol da entrada do PRB no ministério. "Na busca da composição, muitas vezes é preciso substituir pessoas de quem gostamos, de quem estávamos gostando do trabalho. Então, eu continuo no governo, na Câmara, como deputado, e a presidenta Dilma pode contar comigo em qualquer situação", afirmou.
'Minhoca no anzol'
Após o anúncio da mudança ministerial, na última quarta-feira, o novo ministro foi criticado por não conhecer o setor que irá comandar. Em seu discurso na cerimônia de posse, Crivella disse que não quer que a presidente fique "triste" por ter um ministro que "não é um especialista e não sabe colocar minhoca num anzol". "Mas colocar minhoca no anzol a gente aprende rápido. Pensar nos outros é que é difícil", disse.
"Acho que, de fato, o senador Crivella tem toda razão. A gente aprende a colocar a minhoca no anzol, o que é difícil de aprender é, de fato, governar para todos os brasileiros e para todas as brasileiras. Esse país, afinal de contas, levou alguns séculos para respeitar todos os cidadãos brasileiros", respondeu a presidente. "Tenho certeza que o Crivella vai acrescentar muito às nossas minhocas colocadas no anzol."
A presidente também citou o vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Alencar, morto no ano passado vítima de um câncer. "O Zé honrou o PRB, do qual foi um dos fundadores, dignificou o governo ao qual ele pertenceu e com quem eu tive a honra de conviver. Engrandeceu a nossa nação, deixou um exemplo de abnegação e de amor tanto à atividade política, mas sobretudo uma homenagem à vida que deve inspirar cada um de nós", disse.
"O PRB de José Alencar e do ministro Crivella não podia ficar fora do meu governo. Na verdade, o PRB está apenas voltando."

Mudanças no secretariado de São Leopoldo

Mudanças no secretariado de São Leopoldo
Desde a tarde desta quinta feira (01º/03), São Leopoldo conta com novos secretários. Antes da sua viagem para Europa, onde participará de diversos eventos, o prefeito Ary Vanazzi nomeou dois novos titulares e alterou outros dois.
Paulo Borba deixou a secretaria de Planejamento Urbano, dando lugar a Fernando Menezes, antigo titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), que agora terá Jorge Kuhn. Na Secretaria Geral de Governo. Olger Peres deu lugar a Ibanês Mariano, ex-assessor da deputada Ana Affonso. A Secretaria de Habitação terá o comando de André Letti, que já trabalhava na pasta.
Muito emocionado, o prefeito Ary Vanazzi fez um balanço sobre os sete anos de governo, e do importante trabalho realizado pelos secretários que deixaram seus cargos. “Nós que estamos aqui hoje não nascemos em ‘berço de ouro’, nascemos nas vilas e sabemos das necessidades da comunidade, por isto fomos eleitos. Eu só tenho a agradecer pelo trabalho realizado, pelo que fizeram pela cidade, por todos os cidadãos”. Vanazzi também falou sobre o que os novos secretários vão encontrar no governo. “Esta cidade está com muitas obras em andamento. Quem entra neste governo sabe que vai ter muito trabalho para ser realizado. Os novos secretários que hoje assumem sabem que será um trabalho árduo e cansativo, mas é para o bem da nossa comunidade”.
Representando os secretários que deixaram seus cargos, Paulo Borba também se emocionou durante seu discurso. “Depois de sete anos não é muito fácil se despedir, mas não estou triste, pois sei que o resultado do trabalho realizado é satisfatório. Lutamos todos os dias para fazer o melhor para a comunidade. Sei que hoje estou saindo de um dos melhores governos que esta cidade já presenciou”.
Fernando Menezes, representando os secretários empossados, ressaltou a grande transformação de São Leopoldo. “Eu tenho com São Leopoldo uma história de muito amor e carinho. O município mudou radicalmente, cresceu muito além dos outros municípios da região e do Rio Grande do Sul. São Leopoldo é uma cidade do futuro e do presente. Vamos à luta porque temos muito trabalho pela frente para realizar”.
O ato aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com diversas autoridades. A mesa oficial foi composta pelo prefeito Ary Vanazzi, vereador Henrique Prieto, representando a Câmara de Vereadores, a deputada estadual Ana Affonso, os secretários Paulo Borba e Olger Peres, que deixaram seus cargos, e pelos novos secretários empossados, Fernando Menezes, Jorge Kuhn, Ibanês Mariano e André Letti.

1.3.12

Usuários do transporte coletivo terão desconto na segunda passagem

Usuários do transporte coletivo terão desconto na segunda passagem
Dentro de 60 dias São Leopoldo contará com a integração transversal das linhas de transporte coletivo. O convênio foi anunciado na tarde desta quarta feira (29/02), pelo prefeito Ary Vanazzi. A partir de maio os usuários dos ônibus da cidade terão uma hora, a partir do embarque na primeira linha, para pegar um segundo ônibus pagando apenas 50% da passagem no segundo embarque.
O prefeito Ary Vanazzi destacou o grande caminho percorrido para conseguir implantar este modelo de transporte coletivo no município. “Isto é uma revolução para São Leopoldo. Hoje temos um padrão nos ônibus em toda a cidade. Foi um processo demorado para construção do processo licitatório, mas hoje somos uma das poucas cidades que fizeram a licitação sem ter qualquer problema com o ministério público”. Vanazzi também ressaltou as mudanças que já ocorreram, e as que estão por vir. “Hoje já temos mais de 50% da frota adaptada para deficientes físicos, e são 40 ônibus novos circulando desde dezembro em São Leopoldo. Queremos ainda implantar no município uma passagem única, para que a população possa atravessar a cidade pagando apenas uma passagem”.
O secretário de Planejamento, Paulo Borba, afirmou que o próximo passo é desafogar o trânsito central do município. “Nós próximos meses queremos ter todos os estudos necessários para conseguir tirar algumas linhas de ônibus do centro do município, desafogando assim o trânsito na área central. Queremos que usuários de um bairro consigam ir direto para o outro lado da cidade sem a necessidade de passar pelo centro e de pegar outro ônibus”.
De acordo o diretor Consórcio Operacional Leopoldense, Marco Aurélio Zang, tudo o que está no contrato está sendo realizado. “Hoje estamos cumprindo mais uma parte do contrato. Em dezembro passado entregamos 40 novos ônibus e, em 60 dias, estaremos implantando a integração do transporte em São Leopoldo. Com tudo isto o maior beneficiado é o usuário do transporte coletivo, que agora terá um ônus menor para se locomover no município”.
Participaram da atividade o secretário municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini, integrantes da Diretoria de Mobilidade Urbana da Seplan e representantes do Consórcio Operacional Leopoldense, o Grupo Coleo, que é uma junção das empresas que fazem o transporte de passageiros da cidade, a Sinoscap, a Sete de Setembro, a Viação Leopoldense e a Feitoria. O ato foi realizado no salão nobre da prefeitura.

Obras de proteção contra as cheias mudarão vida no Santos Dumont/Vila Brás

Obras de proteção contra as cheias mudarão vida no Santos Dumont/Vila Brás
“Esta é uma obra estratégica do nosso governo, uma verdadeira revolução na vida dessas pessoas. Não teremos mais problemas com enchentes, o saneamento está sendo feito e os moradores terão um ganho muito grande em qualidade de vida”. As palavras do prefeito Ary Vanazzi dão a dimensão da importância da obra de abertura da Rua dos Diques, ligando a Rua 14 Bis a Albino Kempf, e da canalização do Arroio Gauchinho. Na tarde desta terça (29/02), acompanhado de vários secretários, Vanazzi foi conferir o andamento dos trabalhos. “Estamos recuperando todos os arroios da cidade, mas é um processo que leva tempo, pois mexe com a necessidade de remoção de pessoas e reassentamento de famílias. Aqui, retiramos várias famílias que viviam em situações de risco. Vamos fazer uma remodelagem completa com a abertura da rua, inclusive com a instalação de uma praça. Se o tempo colaborar, iremos entregar este trecho em maio”, prevê.

EXTENSÕES – Na ligação da Rua 14 Bis com a Albino Kempf, a distância é de 2.450 metros. A empresa que está realizando o trabalho é a Construsinos. Já a canalização do Arroio Gauchinho, na divisa com Novo Hamburgo, totaliza 1.100 metros e a empresa responsável é a Dobil Engenharia. O trabalho está sendo realizado desde a avenida Mauá até as proximidades da Vila Brás e a obra está aproximadamente 50% concluída. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 6 milhões e o complexo integra o pacote de R$ 55 milhões para modernização do Sistema de Proteção contra as Cheias.
De acordo com o coordenador do sistema, Antônio Geske, que atua no município graças a um convênio entre o Ministério da Integração Nacional (MIN) e a Prefeitura, esta parte do complexo já está totalizando um ano de atividades. “Envolve a retirada de moradores, o desassoreamento das valas, o aterramento e abertura de ruas e o saneamento necessário”. O secretário municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos, Armando Motta, acrescenta que além da proteção contra as enchentes, “o sistema viário vai ser muito beneficiado, pois a abertura da rua possibilitará um novo anel na região”.

ALUGUEL SOCIAL – O secretário municipal da Defesa Civil, Silomar Gomes, frisa que a administração criou o “aluguel social” para beneficiar famílias que vivem em áreas de risco e em ocupações irregulares. “Temos hoje em torno de 350 alugueis sociais em andamento. O critério para o benefício é que estas famílias aceitem ser retiradas dessas áreas e estejam inscritas em algum programa habitacional.
Acompanharam ainda a visita o diretor geral do Semae, Luis Antônio Castro, os secretários municipais da Habitação, André Letti, do Orçamento Participativo, Gerson de Souza, e do Meio Ambiente, Darci Zanini, demais funcionários municipais e comunidade local.

Vanazzi visita obras da João Correa

Vanazzi visita obras da João Correa
Na segunda-feira (27/02), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, acompanhado do secretário Municipal de Obras Viárias e Serviços (Semov), Armando Motta e do engenheiro da Semov, Paulo Kumer, visitou as obras de contenção das laterais do canal da avenida João Correa. O projeto destina R$ 30 milhões para a modernização do Sistema de Proteção contra as Cheias. O serviço de canalização compreende desde a rua Jacy Porto até a Casa de Bombas, no bairro Vicentina, e está sendo executado pela empresa Dobil Engenharia Ltda. Até o momento, metade do serviço já foi executado e a previsão de conclusão total da obra é de 12 meses.
Para o prefeito Ary Vanazzi, a obra é de extrema importância para a população. “Está ficando muito bonito. Estou orgulhoso. A população merece esse serviço, principalmente, em virtude da proteção contra as cheias”, salientou Vanazzi.
Além da calha aberta do valão da João Corrêa, o projeto inclui obras na Jacy Porto até os diques, calçamento, drenagem de dez ruas e drenagem na vala do canal do dique da avenida até a Vicentina Fidélis.