Espetáculos marcam lançamento do Pontão de Cultura de São Leopoldo
Ricardo Fuchs
Jovens do CTG Tropeiro das Coxilhas apresentaram duas danças
Ricardo Fuchs
Jovens do CTG Tropeiro das Coxilhas apresentaram duas danças
O programa Pontos de Cultura foi lançado no dia 26 de maio, durante solenidade realizada no Centro Cultural José Pedro Boéssio. O Teatro Municipal praticamente esgotou a lotação de 315 espectadores durante a cerimônia, que contou com o brilho dos espetáculos apresentados pelo grupo de cantores infantis da Casa Auxiliadora e do núcleo juvenil de invernada Gaúcha do CTG Tropeiro das Coxilhas.
Os pequenos da Casa Auxiliadora interpretaram três canções com o uso exclusivo da voz, sempre acompanhados pelo violão do professor Alexandre Luchese. Depois, os jovens do CTG Tropeiro das Coxilhas apresentaram duas danças.
Os pequenos da Casa Auxiliadora interpretaram três canções com o uso exclusivo da voz, sempre acompanhados pelo violão do professor Alexandre Luchese. Depois, os jovens do CTG Tropeiro das Coxilhas apresentaram duas danças.
Presenças
Compareceram ao evento o prefeito Ary Vanazzi, o gerente de Assuntos Federativos do Programa Mais Cultura, vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Santos, o secretário municipal da Cultura, Vitor Ortiz, a presidente da Câmara de Vereadores, Ana Affonso, e o coordenador pedagógico do Pontão de Cultura de São Leopoldo, Wagner Coriolano de Abreu, entre outras autoridades e simpatizantes do meio cultural.
"Estamos lisonjeados em receber o Fabiano Santos, representando o Ministério da Cultura e do governo Lula em nossa cidade. Isso demonstra que São Leopoldo está no caminho certo, buscando investimentos em cultura para promover a cidadania e o desenvolvimento do nosso povo¿, destacou o prefeito Ary Vanazzi.
Concebido pelo MinC em parceria com prefeituras e sociedade civil, o programa objetiva o fortalecimento de entidades já existentes e atuantes no meio cultural. As instituições recebem recursos do ministério para viabilizar a aquisição de equipamentos, instrumentos e demais utensílios necessários para a realização de atividades e oficinas culturais gratuitas, dentre as quais estão teatro, teatro de bonecos, invernada gaúcha, inclusão digital, violão, vocal, dança contemporânea, audiovisual e acordeon.
Em contrapartida, a Prefeitura de São Leopoldo contrata e remunera o coordenador do projeto e garante os materiais de uso cotidiano. Dentro deste método, a administração municipal obteve êxito ao apresentar o projeto em Brasília para garantir a execução desta política pública a partir de 2009.
Convênios
O município conveniou ao projeto quatro entidades que já realizavam ações no âmbito cultural de forma independente. Associação Meninas e Meninos de Progresso (Ammep), Apoio, Solidariedade e Prevenção à Aids (Aspa), Casa Auxiliadora e CTG Tropeiro das Coxilhas formam a rede de Pontos de Cultura de São Leopoldo, ficando sob a coordenação do Pontão de Cultura, vinculado a Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Pontão
Pontão
A sede do Pontão de Cultura fica no Centro Cultural José Pedro Boéssio (rua Oswaldo Aranha, 934, Centro). A entidade terá a atribuição de administrar a rede de Pontos de Cultura de forma solidária e compartilhada, estabelecendo relação de parceria e respeitando a autonomia das instituições conveniadas. Os gestores do programa em São Leopoldo também atuarão permanentemente na qualificação dos oficineiros e dirigentes das agremiações.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3572 0911.